Avenida Paulo de Frontin tem esquema especial de trânsito para obra de saneamento

Publicado em 06/01/2020 - 09:07 | Atualizado
Interdição na Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido, para obras - Divulgação/Prefeitura do Rio

PREFEITURA MONTA ESQUEMA ESPECIAL DE TRÂNSITO OBRAS DE SANEAMENTO NA AVENIDA PAULO DE FRONTIN

Começou a funcionar o esquema especial de trânsito, montado pela Prefeitura, para as obras de saneamento na Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido. Em uma primeira fase, será interditado o trecho compreendido entre as Ruas Santa Amélia e Haddock Lobo, sentido Túnel Rebouças.

A obra do coletor tronco Cidade Nova está sendo feita pela Secretaria de Estado do Ambiente, através do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM). Essa intervenção tem como objetivo a reversão da degradação ambiental da Baía de Guanabara, por meio do aumento da cobertura de coleta e tratamento dos esgotos na zona urbana.

A obra foi marcada para janeiro devido ao período de férias escolares, época em que ocorre, historicamente, uma redução de 19% do volume de tráfego na cidade. A interdição tem previsão de término em meados de fevereiro de 2020.

A intervenção será executada em três etapas:

• Etapa I e Etapa II: Avenida Paulo de Frontin, sentido Rebouças;
  • Etapa III: Avenida Paulo de Frontin, sentido Francisco Bicalho.

A CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito nas principais vias do entorno da obra. A operação de trânsito contará com a participação de 60 homens por dia, entre controladores da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos e orientar pedestres durante todo o período da obra.

Técnicos da CET-Rio vão monitorar toda a área impactada pela obra através de 42 câmeras no Centro de Operações Rio (COR) permitindo que sejam implantados ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

ETAPA I

A partir das 13h de sábado (4/1) – tempo previsto de 20 dias

Interdição da Avenida Paulo de Frontin, sentido Túnel Rebouças, no trecho compreendido entre a Rua Santa Amélia e a Rua João Paulo I

ETAPA II

Inicio com o término da Etapa I – tempo previsto de 20 dias

Interdição da Avenida Paulo de Frontin, sentido Túnel Rebouças, no trecho compreendido entre a Rua João Paulo I e Rua Haddock Lobo

DESVIO

Os veículos oriundos da Avenidas Francisco Bicalho, Presidente Vargas e  Radial Oeste que desejam seguir pela Avenida Paulo de Frontin, sentido Rebouças, devem acessar a Rua Santa Amélia, seguir pela Rua do Matoso até a Rua Haddock Lobo e retornar à Av. Paulo de Frontin.

Para garantir a fluidez no trânsito, será proibido o estacionamento em toda a extensão da Rua Santa Amélia.

ROTAS ALTERNATIVAS

Os veículos oriundos da Cidade Nova com destino ao Jardim Botânico e Lagoa, deverão seguir pela Rua Benedito Hipólito, Rua de Santana, Avenida Presidente Vargas, e acessar o Elevado Engenheiro Freyssinet. Os que seguirão para o Rio Comprido também poderão usar a Rua Dr. Lagden, Rua Itapiru, R. Azevedo Lima e Rua Campos da Paz.

SINALIZAÇÃO

Sinalização específica será implantada em todo o entorno da obra. Serão utilizados 10 painéis de mensagens variáveis, 20 placas e galhardetes, além de 09 faixas que informarão sobre a interdição na Av. Paulo de Frontin, condições de trânsito e as rotas de desvio.

PANFLETOS EXPLICATIVOS

Panfletos explicativos estão sendo distribuídos na região, para informar e orientar os moradores e comerciantes locais, conforme ilustração abaixo.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

• Respeitar as orientações dos agentes de trânsito e de toda sinalização implantada na área;
  • O uso do transporte público é a melhor opção para os deslocamentos da população (trem, metrô e ônibus);
  • Aos motoristas que não necessitem passar pela região da obra, sugere-se que busquem rotas alternativas para seus trajetos.