(ADIADO) Programa A Caminho da Escola 2.0 chega a mais uma instituição municipal nesta quinta-feira

Publicado em 25/10/2022 - 09:49 | Atualizado em 26/10/2022 - 14:43
As intervenções incluem nova sinalização e área verde demarcada para circulação exclusiva de pedestres - Divulgação

Atualização: a inauguração de mais uma etapa do programa, nesta quinta-feira, na Escola Municipal Prudente de Moraes, foi adiada. Uma nova data será divulgada em breve.

A CET-Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Subprefeitura da Grande Tijuca, realiza, na próxima quinta-feira (27/10), a implantação de mais uma etapa do programa A Caminho da Escola 2.0. Desta vez, as intervenções viárias foram realizadas no entorno da Escola Municipal Prudente de Moraes, na Tijuca. A entrega da nova sinalização será às 10h e o endereço da escola é Rua Enes de Souza, nº 36 – Tijuca.

O programa atende as escolas organizando etapas pedagógicas e de capacitação dos professores para que os alunos elaborem o cenário de risco em volta de cada unidade. Com isso, a CET-Rio tem implantado as intervenções urbanas propostas pelas comunidades.

As mudanças contribuem para melhorar a segurança das crianças no trânsito, especialmente durante o trajeto casa-escola-casa. Um estudo é realizado sobre as vias mais próximas da instituição de ensino, considerando as informações fornecidas pelos alunos, professores e direção da escola.

A equipe da Prefeitura do Rio elabora o projeto de execução e realiza a validação com a comunidade escolar, que aprova a proposta. As intervenções incluem nova sinalização com placas e pinturas, fixação de balizadores e tachões, além de área verde demarcada para circulação exclusiva de pedestres.

O Programa A Caminho da Escola 2.0 é uma iniciativa da CET-Rio, da Secretaria Municipal de Educação e das subprefeituras, que desenvolvem propostas para informar, minimizar problemas e sinistros nas regiões escolares, estimular os meios de transporte sustentáveis e harmonizar o convívio entre pedestres, ciclistas e condutores de veículos motorizados no trânsito.

• 25 de outubro de 2022