Categoria:
Prefeitura regulamenta o uso da marca Rio Capital do G20
Publicado em 01/12/2023 - 07:00 | Atualizado em 01/12/2023 - 07:55- Início/
- /
- Prefeitura regulamenta o uso da marca Rio Capital do G20
A cidade do Rio - Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio No dia em que o Brasil assume a presidência rotativa do G20 – grupo das 20 economias mais importantes do mundo -, a Prefeitura do Rio estabelece as normas para utilização e obtenção da licença de uso em produtos comerciais, institucionais e propagandas, por pessoas físicas e jurídicas, da marca Rio Capital do G20. Em novembro de 2024, a cidade do Rio será a sede da reunião de cúpula dos líderes do grupo. Será um ano de grandes eventos no município, que já foi palco da final da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
De acordo com o decreto publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (1/12), estão autorizadas a usar livremente a marca, sem a necessidade de obtenção de licença de uso – desde que sigam as regras do decreto -, pessoas físicas, MEIs, micro e pequenas empresas, entidades classistas, entidades declaradas de utilidade pública, entidades filantrópicas, entes federais e estaduais, entidades esportivas, associações de moradores e veículos de comunicação social. O uso em redes sociais, blogs e canais de vídeo online é permitido, mas é proibida a utilização comercial sem a devida licença.
As instituições privadas de ensino não superior que desejarem fazer uso da marca poderão fazê-lo livremente, sem a necessidade de obtenção de licença em atividades didáticas. As pessoas jurídicas interessadas em obter a licença de uso da marca deverão encaminhar ao Comitê Municipal Rio G20 os documentos listados no decreto.
Sobre o G20
O G20 foi criado em 1999 como reunião de coordenação estratégica entre ministros de Fazenda e presidentes de bancos centrais das 20 maiores economias do mundo. Desde 2008, enquanto resposta à crise financeira global, o G20 realiza anualmente cúpulas que contam com a participação de chefes de estado e de governo. Desde então o grupo se consolida como fórum multilateral de alto nível em desafios comuns como transição climática, cadeias de valor, combate à pobreza e industrialização de países do sul global.
Os membros do G20 representam cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio global e cerca de dois terços da população mundial. O grupo é formado por Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. O grupo era liderado pela Índia, que realizou a Cúpula de Délhi em setembro. O Brasil assume, pela primeira vez, a presidência do G20.
Notícias
GM-Rio resgata turista após queda no Arpoador
18 de junho de 2026CET-Rio anuncia interdições no Elevado das Bandeiras e nos túneis Rebouças, Zuzu Angel, Acústico e Santa Bárbara
17 de junho de 2026Navezinha do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, ganha novos equipamentos
17 de junho de 2026Projeto Ambulante Harmonia completa um ano de ordenamento na Taquara
16 de junho de 2026
GM-Rio resgata turista após queda no Arpoador
18 de junho de 2026
Navezinha do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, ganha novos equipamentos
17 de junho de 2026
Projeto Ambulante Harmonia completa um ano de ordenamento na Taquara
16 de junho de 2026
Força Municipal registra mais de 5.400 abordagens e 731 prisões
16 de junho de 2026








