Moradores de Cosmos, na Zona Oeste, recebem os serviços do programa de zeladoria Cuidar da Cidade

Publicado em 30/01/2020 - 11:52 | Atualizado em 30/01/2020 - 15:48
Prefeitura leva para Cosmos a 52ª edição do programa de zeladoria Cuidar da Cidade Fotos: Renne Rocha/PrefeituraPrefeitura leva para Cosmos a 52ª edição do programa de zeladoria Cuidar da Cidade Fotos: Renne Rocha/Prefeitura

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou nesta quinta-feira (30/01) a 52ª edição do Cuidar da Cidade. Desta vez, o mutirão de zeladoria beneficiou os moradores de Cosmos, na Zona Oeste. O ponto de partida das ações, que contaram com a participação de diversos órgãos municipais no atendimento de demandas da população, foi a região conhecida como 29 de Março.

– Estamos fazendo um importante trabalho de zeladoria nesta região com uma série de serviços. Com especial atenção à limpeza das galerias que estavam com muita terra. Isso é fundamental para enfrentarmos a época das chuvas – afirmou Crivella.

Durante a manhã, o prefeito caminhou pelas ruas da região e acompanhou parte dos trabalhos desenvolvidos. Ao lado de representantes de diversas secretarias e órgãos do governo municipal, ele conversou com moradores e ouviu suas demandas.

– Eu não conhecia o programa e estou achando muito bacana. Tudo que vem pra melhorar o bairro é bem-vindo, espero que esses serviços sejam constantes. Os moradores também devem ajudar não jogando lixo no esgoto e nos bueiros. Tem que ser um trabalho de parceria – disse José Barbosa da Silva, 68 anos, morador da região.

Outra que testemunhou a ação dos funcionários da Prefeitura foi a corretora de imóveis Maria Irene Silva Costa, 49 anos.

– Acho muito legal! Moro há 20 anos aqui e nunca tinha visto uma ação como essa. Agora, a gente vai ter uma vida melhor. E a limpeza geral chegou em boa hora – ressaltou.

A moradora Maria Irene acompanhou o trabalho de zeladoria realizado em seu bairro Foto: Renne Rocha

Qual a importância do Cuidar da Cidade?

Nesta edição de número 52, as demandas mais solicitadas foram: limpeza de bueiros, tapa buracos, recapeamento de asfalto, retirada de entulho, capina, manutenção de poste e conservação de praça.

Mas a Prefeitura faz sempre muito mais do que o previsto. E nisso está o ponto principal do programa: levar um mutirão de serviços para responder a necessidades mais urgentes dos moradores no dia a dia do bairro ou da região onde vivem.

Quem participa e o que é feito?

Participam do mutirão Comlurb, Rioluz, CET-Rio, Guarda Municipal, Fundação Parques e Jardins e Vigilância Sanitária, entre outros órgãos, além de secretarias municipais como as de Infraestrutura, Habitação e Conservação, Saúde e Educação. Os servidores consertam calçadas, fazem manutenção de praças, melhoram o asfalto, pintam nova sinalização no chão e recolocam placas, além de limpeza de ralos e desobstrução de galerias pluviais. Tudo em atendimento a pedidos da população, numa forma de tornar a Prefeitura mais próxima do cidadão e mais ágil na resposta a demandas.

Quais bairros alcançados e quantas ações realizadas?

Desde que o programa de zeladoria foi criado, em janeiro de 2019, diversas áreas em dezenas de bairros já foram beneficiadas por mais de 30 mil ações. Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza os órgãos municipais em torno de uma determinada localidade.

O programa Cuidar da Cidade já passou pelas seguintes regiões:

ZONA NORTE

– Vargem Grande

ZONA SUL

– Leblon

– Copacabana (Praça Serzedelo Correia)