Prefeitura do Rio inaugura duas novas unidades de Saúde Médica Veterinária

Publicado em 26/06/2020 - 18:10 | Atualizado em 26/06/2020 - 18:13
Atendimentos gratuitos não pararam durante a pandemia. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal, inaugura mais duas unidades de Saúde Médica Veterinária – em Paciência (27/06) e Flamengo (29/06) – que atenderão gratuitamente a caninos e felinos do município. O agendamento para as cirurgias do mês de julho de 2020 será pelo aplicativo ‘Bicho Rio Subem’.

A unidade do Flamengo é uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto SER EDUCACIONAL – do Centro Universitário Universus Veritas – explica o Subsecretário de Bem-Estar Animal, Roberto de Paula. “Nós iremos fornecer o corpo médico, medicamentos e insumos para os procedimentos, e o Instituto fornecerá a estrutura da unidade. Estamos muito felizes com essa parceria, a zona sul estava precisando desta unidade. Quando oferecemos a castração gratuitamente nós estamos combatendo também o abandono”, afirma Roberto.

O isolamento social adiou a inauguração do posto do Flamengo, que chegou a ser marcada para o início de março. Desde o início da pandemia, a demanda por atendimento veterinário aumentou muito. Em reunião entre o presidente da Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara, vereador Luiz Carlos Ramos Filho, e técnicos da Subem, ficou decidido inaugurar os dois postos ainda em junho, para tentar atender a demanda.

– Com a crise econômica gerada pela pandemia, muitos tutores perderam renda e não têm condições financeiras de levar seus animais na clínica particular. O número de animais abandonados vem aumentando muito. Estes postos de atendimento veterinários gratuito chegam em boa hora – diz Luiz Carlos Ramos Filho.

A nova unidade do Flamengo também é uma oportunidade para os alunos da UNIVERITAS entenderem o seu papel junto à população. “Estamos muito contentes em poder trabalhar com a extensão universitária disponibilizando serviços à população. Entendemos que todo centro universitário deve beneficiar uma cidade, assim como seu entorno, visando contribuir para o bem-estar social e fazendo o aluno perceber seu papel junto à população”, afirma a diretora UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas, Adriana Garcia.

Durante a pandemia

Somente durante a pandemia, a SUBEM realizou 3.237 atendimentos clínicos e 400 cirurgias diferenciadas emergenciais em cães e gatos. Atendimento clínico é por ordem de chegada, de segunda-feira a sexta-feira, de 9h às 16h (durante a pandemia). A triagem começa às 9h e cada Unidade possui uma especialização cirúrgica, a equipe médica faz o encaminhamento para as outras Unidades, de acordo com a necessidade.

As unidades de saúde médica veterinária atendem com cirurgias diferenciadas emergenciais como Cesariana, Piometra, Mucometra, Hidrometra, retirada de fetos mortos, retirada de nódulos, mastectomia, amputação de membros, caldectomia por trauma, enterotomia devido à fecaloma, cistostomia (desobstrução em felinos), penectomia, prolapso retal e vaginal, enucleação, otohematoma, hérnia ingnal e umbilical, testículo ectópico, suturas de feridas e algumas cirurgias de retiradas de corpos estranhos.

Como é o Atendimento nas Unidades de Saúde Médica Veterinária?

Serão atendidos gratuitamente cerca de 30 animais, por dia. A senha para consulta clínica será distribuída de segunda a sexta-feira, às 8h (15 senhas) e às 13h (15 senhas)

Agendamento de Castração

O agendamento para castração nas novas unidades será feito no aplicativo ‘Bicho Rio Subem’. Para o mês de julho, as castrações serão agendadas a partir de 01/07, às 10h. Nas demais unidades, o agendamento acontece sempre no dia 25 de cada mês, também pelo app.

UNIDADES DE SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICA VETERINÁRIA

U.S.M.V Flamengo – Rua Marquês de Abrantes, Nº 55
U.S.M.V Paciência – Rua Cabo Bastos Cortes Nº XXX , esquina com Rua Guarujá
U.S.M.V Bangu – Rua Sidney, altura do número 97A, Praça Guilherme da Silveira
U.S.M.V Bonsucesso – Passarela 09 da Avenida Brasil (Próximo ao Hotel Stop Time)
U.S.M.V Campo Grande – Estrada do Tingui, altura do número 169, Praça Oiticica (Próximo ao Colégio Peri)
U.S.M.V Engenho de Dentro: Rua Dois de Fevereiro, 711 (Próximo ao Colégio Ulisses Pernambucano)
U.S.M.V Guaratiba: Estrada do Mato Alto, 5620, na Fazenda Modelo (Próximo à Estação de BRT Mato Alto)
Dúvidas ou informações: (21) 2976-2893, 2088-0097 ou 3402-0380, de segunda a sexta, das 10h às 16h.

TODOS OS SERVIÇOS DA SUBEM SÃO GRATUITOS