URS Rio Acolhedor completa nove anos com a presença de mais de mil pessoas

Publicado em 11/06/2019 - 21:56 | Atualizado em 12/06/2019 - 14:49

Mais de mil pessoas estiveram hoje na Unidade de Reinserção Social (URS) Rio Acolhedor, em Paciência, para comemorar os noves anos do equipamento, um dos mais importantes e de maior capacidade de abrigamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). O evento foi aberto oficialmente pelo Coral “Uma só voz”, comandado pelo músico e regente Rico Branco.

Além das comemorações, os usuários do equipamento tiveram uma série de serviços ao longo do dia, como corte de cabelo para os homens e estética capilar para as mulheres, tratamento dos pés (podologia), vacinação contra gripe, além de oficinas artísticas e culturais. Na abertura formal do evento foram feitas homenagens a seis funcionários da Unidade: Reginaldo Soares, Luíza de Souza Figueira, Maria Solete da Silva Ribeiro, Carla Almeida do Nascimento dos Santos, Francisco Carlos Pereira Berto e Alexandre da Silva Campos.

Foram homenageados ainda, in memoriam, Edson Silvério Rabelo, Eduardo Vilela de Carvalho e Alberto Luiz Pereira de Carvalho. “Sempre que venho aqui constato a entrega dos servidores dessa unidade, sempre desempenhando um trabalho admirável” – disse o secretário da SMASDH, João Mendes de Jesus. Ele destacou ainda que é um prazer muito grande ser o secretário de Assistência Social, entre outros motivos, pelo empenho dos servidores.

Na abertura do evento estiveram presentes as subsecretárias de Proteção Social Básica e Especial, Danielle Murtha da Costa, de Integração e Promoção da Cidadania, Regina Celia dos Santos, de Direitos Humanos, Quesia Betânia de Almeida dos Santos, e representando a de Políticas para a Mulher, Rejane Matheus, além de coordenadores de Assistência Social e Direitos Humanos de vários territórios.

Durante a cerimônia de abertura, o diretor da URS Rio Acolhedor, Cesar Nascimento, homenageou o secretário da SMASDH e o presidente da Fundação Leão XIII, Allan Borges, entregando para ambos um presente que surpreendeu a todos. Duas camisetas com as fotos dos homenageados, a logo da Unidade e a frase “Você faz parte de nossa história”. Nascimento ainda destacou o trabalho desenvolvido na URS e disse que muitos dos abrigados estão num processo de superação.

Um bom exemplo desse processo são os ex-abrigados da URS Rio Acolhedor Roberto Martins e Bruno Mendonça que superaram os percalços da vida saíram das ruas para a Unidade e dali para suas casas e trabalho. Roberto, 60 anos, retomou os estudos, completou o ensino médio e hoje trabalha no programa vaga Social, da Prefeitura. Bruno, 39 anos, tinha dependência química e hoje trabalha como frentista num posto em São Cristóvão.

Ao final do evento, a Fundação leão XIII conseguiu fazer o atendimento oftalmológico de 556 pessoas no âmbito do programa “Um novo olhar” que, além dos exames de vista, distribui óculos para pessoas carentes. No mutirão realizado no aniversário do Rio Acolhedor foram distribuídos 537 óculos.

• 11 de junho de 2019