Subsecretaria de Políticas para a Mulher discute avanços da Lei Maria da Penha na OAB-RJ

Publicado em 22/08/2019 - 18:14 | Atualizado em 23/08/2019 - 19:13

A subsecretária de Políticas para a Mulher, da Prefeitura do Rio de Janeiro, Joyce Braga participou na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, do Rio de Janeiro (OAB), no Centro da cidade, da roda de conversa sobre os 13 anos da Lei Maria da Penha.

O encontro tratou dos avanços e desafios da Lei que garante proteção e direitos das mulheres. Joyce falou da aplicabilidade da lei no executivo, apresentou os equipamentos da Subsecretaria, entre eles, o abrigo sigiloso, o CEAM, as casas de empoderamento feminino, que trabalham com recorte de primeiro atendimento à violência contra a mulher e as rodas de conversa que alcançaram mais de treze mil mulheres no município do Rio de Janeiro.

Segundo Joyce, tudo isso foi impactante sobre a qualidade do trabalho que a SUBPM entrega. “O evento foi ótimo. É muito importante termos estes espaços de diálogos sobre empoderamento com a sociedade, foi um momento de muito crescimento. A OAB é muito importante, pois, traz um recorte de gênero dentro de uma instância altamente masculina, a maioria dos advogados é de homens.

Também foi bastante positivo para fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, pois quanto mais divulgarmos a rede e mostramos os fluxos as pessoas entendem, compreendem e aderem a esse movimento para combater a violência” — explica a subsecretária.

A abertura foi realizada pela diretora de mulheres da OAB/RJ e presidente da OAB Mulher. Também participaram do debate, a Defensora Pública, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Flavia Brazil, a delegada de Policia Civil, diretora da Coordenadoria Geral das Delegacias de Atendimento à Mulher da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Juliana Emerique, assim como, a advogada integrante da OAB Mulher, Graziella Martins do Nascimento, a coordenadora do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Violência de Gênero, Marilha Boldt.

• 22 de agosto de 2019