SUBPM debate feminismo e visibilidade da mulher negra

Publicado em 17/07/2019 - 17:27 | Atualizado

A Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SUBPM), órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), em parceria com o Conselho de Direitos da Mulher (CODIM), realizou no Palácio 450, em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Roda de Conversa em preparação para a V Marcha das Mulheres Negras, com o tema “Feminismo Negro, visibilidade da Mulher Negra”.

O encontro teve como objetivo promover a descoberta de identidade, desenvolvimento e inspiração, a partir da ótica de mulheres que lutam pela inclusão e protagonismo das mulheres negras na sociedade. Participaram do debate a conselheira do CODIM, mestre em serviço social, Camila Moraes, e a ativista feminista, membro da Igreja Metodista, Dayse Gomes.

Dezenas de mulheres estiveram presentes e saíram com mais conhecimento, elevação da autoestima e força para se engajar em suas ideologias de vida. A artesã Maurizete Ferreira se mostrou bastante satisfeita com o encontro. Para ela, um dos momentos mais importantes foi o círculo das mulheres.

“Vi a reunião como o círculo da vida, de energia, de união. O bate-papo nos passou autoconfiança e liberdade, entre mulheres negras, que mesmo com seus problemas estão em busca de conhecimento” — destaca. Ela diz ainda que os temas foram tratados de forma clara e objetiva. “Os exemplos foram simples e fizeram com que todas entendessem. Muito interessante” — conclui.

A próxima roda de conversa da Subsecretaria de Políticas para a Mulher irá acontecer no dia 24/07 às 14h. no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Chiquinha Gonzaga, que fica na Rua Benedito Hipólito, 125, Praça Onze.

• 17 de julho de 2019