SMASDH realiza feira de produtos afros no CASS

Publicado em 27/11/2019 - 16:01 | Atualizado
Dia da Consciência NegraRoda de capoeira em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Foto: Arquivo

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) realizou evento pelo Dia da Consciência Negra, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine-Rio), organizando uma feira de produtos afros, no pátio do Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na tarde desta segunda-feira.

A finalidade do Novembro Negro, “O Genocídio da Juventude Negra”, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade civil a participar da luta em defesa de conscientização negra, lutando pelos direitos do povo negro em nossa cidade.

De acordo com Fátima Malaquias, presidenta do Comdedine, a feira que realizada hoje é um projeto do Conselho. “Essa é a feira que fala sobre a nossa cultura; é uma feira histórica. A única feira afro, só com produtos afros” — disse Fátima ressaltando que a feira cultural conta a história dos negros e torce para que eles consigam chamar a atenção das autoridades. Sobre a diferença de raças ela completou: “Vamos acabar com esse racismo, não tem que existir nem racismo, nem preconceito. Vamos lutar juntos. Esse evento é uma forma de dizer, vamos nos unir contra tudo isso”.

Por sua vez, o secretário João Mendes de Jesus afirmou que são eventos como o da feira que mobilizam a comunidade negra do Rio de Janeiro, a fim de que não haja esquecimento do quanto as desigualdades e a falta de oportunidades principalmente no que concerne ao povo negro são injustas. “O Novembro Negro tem o propósito de resgatar a memória nacional e carioca e, com efeito, temos de todo ano realizar eventos como esses e debater as questões de melhoria na qualidade de vida dos negros, assim como combatermos o racismo e o preconceito” — enfatiza.

No evento, que contou com 25 barracas com artesanatos afros, aconteceram diversas manifestações folclóricas dentre elas, a apresentação de capoeira com a Mestre Mocama, além de apresentação de música clássica e do grupo Afoxé Filhos de Gandhi. A Secretaria de Cultura participou da organização do evento em parceria com a SMASDH.

• 27 de novembro de 2019