SMASDH participa de entrega de registros de imóveis a 275 famílias

Publicado em 01/09/2019 - 21:18 | Atualizado em 01/09/2019 - 21:51

João Mendes participa da entrega de registros de imóveis a 275 famílias

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou, juntamente com o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes de Jesus, e o secretário de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, o Registro Geral de Imóveis (RGI) a 275 famílias que vivem no Condomínio Sevilha, no Jardim Palmares, em Paciência, na Zona Oeste do Rio.

O empreendimento faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, parceria da Prefeitura com o Governo Federal.

De acordo com o prefeito Marcelo Crivella, não basta ter a casa e não ter o documento. O registro no RGI é o que torna oficial o recebimento do imóvel.

“Esse documento é fundamental. Diante da lei esse papel é o mesmo que uma pessoa que vive na Avenida Vieira Souto, na Zona Sul tem e que torna vocês proprietários de seus apartamentos. Isso é um alívio para vocês. Agora vocês têm uma herança para deixar para seus filhos” – disse o prefeito Crivella aos moradores durante a entrega dos documentos.

Erica Lúcia dos Santos, de 36 anos, moradora do condomínio a sete anos, diz que se sente aliviada de receber o documento e poder deixar algo para seus filhos futuramente: “Agora tenho a certeza que o imóvel é meu e que a gente tem realmente um sonho realizado. Que a gente pode deixar alguma coisa pros nossos filhos. Essa é a nossa maior felicidade” – afirma a moradora.

Para o secretário Sebastião Bruno a certidão é a confirmação de que verdadeiramente o morador foi beneficiado: “O RGI é concretização de um sonho, quando uma família reassentada vem para uma unidade do Minha Casa, Minha Vida, o sonho dela é ter a garantia de que esse bem, que é deles, vai ficar para seus parentes, seus entes no futuro” – explica.

Amenaildes Matos Lopes, de 67 anos, que cantou durante o evento a música “Casinha Branca”, de Peninha, animando os moradores enquanto esperavam ansiosos a chegada do prefeito, disse que teve uma grande conquista com o recebimento da certidão. “Eu fui a primeira a receber o meu RGI! Só tenho a agradecer, porque eu era muito pobre, mas hoje eu tenho, além de Jesus, eu tenho uma casa maravilhosa. Hoje, eu durmo, vivo, como em paz. Eu tô muito feliz” – disse a moradora emocionada.

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura do Rio beneficiou mais de 8 mil famílias do programa com o RGI, permitindo o acesso à escritura registrada, com valor de mercado. A previsão, até o fim desta gestão, é de que mais de 10,5 mil famílias recebam o documento. Nos últimos dois anos, já foram entregues cerca de 9 mil moradias construídas pelo Minha Casa Minha Vida, ajudando a realizar o sonho do imóvel próprio para mais de 35 mil pessoas que vivem na cidade do Rio.

• 1 de setembro de 2019