SMASDH atende população atingida pelas chuvas na região da Rocinha

Publicado em 18/02/2019 - 18:35 | Atualizado em 27/02/2019 - 22:48

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) esteve, neste final de semana, em uma grande ação social em favor dos moradores das comunidades do Vidigal, Rocinha e Vila Canoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Os serviços foram direcionados às pessoas atingidas pelas fortes chuvas que acometeram a cidade nos últimos dias.

Técnicos da SMASDH levaram atendimento para cerca de mil pessoas. Isenção de taxa para emissão de documentos, em parceria com o Detran e a Fundação Leão XVIII, inscrição no CadÚnico, para ter acessos aos benefícios da SMASDH, como Cartão Família Carioca e Acessuas, além de atendimento social para verificação de demandas, foram os serviços prestados.

A SMASDH tem acompanhado todos os dias as famílias que sofreram com a calamidade. Na última semana, a Secretaria distribuiu cestas básicas para famílias cadastradas. O secretário João Mendes de Jesus esteve presente. “Com este mutirão, viemos atender a população, verificar as necessidades básicas e garantir os direitos do cidadão, comprovando que a Prefeitura jamais se ausentará das suas obrigações” — afirma o secretário para logo complementar:

“A SMASDH está presente todos os dias para atender ao carioca. Levamos toda infraestrutura. Muitas pessoas não conseguem emprego porque perderam documentos e não têm dinheiro para tirar um novo. A Secretaria está aqui para isso. Nossa missão é cuidar das pessoas” — diz João Mendes.

O autônomo Fernando Silva, de 39 anos, morador da Rocinha, estava com dificuldade para conseguir a emissão da segunda via da certidão de casamento. Ele foi até a Quadra da Rua 1, na Rocinha, e conseguiu a isenção da taxa para a retirada do documento. “Esta ação ajudou muito. Precisava mesmo desta certidão” — disse. A estudante Zilanda Santos de 21 anos também aproveitou a oportunidade, ela havia perdido a carteira de identidade e garantiu a segunda via do documento de forma gratuita.

• 18 de fevereiro de 2019