Secretaria de Assistência Social e CMDCA realizam campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na Sapucaí

Publicado em 17/02/2023 - 16:48 | Atualizado

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA–Rio)  estarão com equipes na Sapucaí, para alertar sobre a campanha anual contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescente, Material de conscientização (filipetas, adesivos e ventarolas) será distribuído aos foliões até o fim do Carnaval. O ponto alto da campanha acontecerá quando uma faixa de 10 metros e estandarte com os dizeres: “Ei você aí! Exploração Sexual é crime. Denuncie, disque 100”, abrirão  o desfile da escola de samba mirim, na terça-feira (21/2).

– O  nosso objetivo com essa campanha de prevenção é identificar situações de vulnerabilidade social em toda a área do evento, articular encaminhamentos e promover abordagem social no entorno do Sambódromo. Ao identificar qualquer situação de abuso ou exploração sexual, denuncie, ligando para o Disque 100. Nossa rede também conta com os CREAS, CRAS, CMDCA e conselhos tutelares, são vários órgãos para denunciar essa situação. Proteger nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos.  – afirmou Adilson Pires, secretário de Assistência Social da Prefeitura do Rio.

Durante os dias de folia na Sapucaí, equipes da Secretaria de Assistência Social estão organizadas com ações dentro e fora do Sambódromo: na entrada do setor 2 (em frente ao botequim do samba), técnicos da SMAS e conselheiros do CMDCA farão a abordagem de pais e responsáveis para conscientização e orientação sobre a campanha. A equipe também distribuirá pulseiras de identificação na Sapucaí. Nelas serão registrados: o nome da criança, do responsável ou dos pais e telefone.

Na área de dispersão, três vans da SMAS estarão posicionadas nas esquinas da Rua Frei Caneca com  Dr. Agra e Aníbal Benévolo e, no Larguinho com a Av. Salvador de Sá, em frente à Travessa Lopes,  para orientar sobre os cuidados com as crianças no evento, como, por exemplo, não as deixar sozinhas, não permitir que subam em carros alegóricos, o cuidado com os cabos elétricos, na avenida, entre outros.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é em 18 de maio. A campanha da SMAS em parceria com a CMDCA nos ensaios técnicos e no Carnaval 2023 é uma prévia dessa campanha, já que nos dias de folia há um aumento significativo de casos.

• 17 de fevereiro de 2023