Rainha Naomi Ogunwusi de Ilê Ifé, Nigéria visita URS Frida Khalo

Publicado em 19/03/2019 - 14:44 | Atualizado em 19/03/2019 - 14:48

A Unidade de Reinserção Social, Frida Khalo, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro recebeu a visita da rainha Naomi Ogunwusi de Ilê Ifé, Nigéria. A rainha esteve de passagem pelo Brasil e decidiu conhecer de perto locais que realizam trabalhos com pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A URS Frida Khalo atende jovens grávidas ou que já tiveram seus bebês, oferecendo um lar e apoio de profissionais experientes. As meninas contam com um espaço só para elas cuidarem dos seus filhos. Além disso, a casa oferece toda estrutura com profissionais necessários, a exemplo de educador, psicólogo, assistente social com assistência 24 horas, além de requisitos que a legislação determina, como berços, filtros, roupinhas e utensílios para os bebês, lavanderia, roupas de cama e banho. Na ocasião, a rainha conversou com as jovens mães e conheceu os bebês. Dezoito pessoas estão abrigadas na casa que tem capacidade para vinte atendidos.

“O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes de Jesus recebeu a rainha e ficou bastante feliz com a oportunidade. “Estou orgulhoso com este momento. Ver a rainha com as nossas meninas e bebês foi bastante especial. Enxergo como uma oportunidade de grande aprendizado e crescimento, sobretudo de muita experiência para todas elas“ — disse.

Sua majestade interagiu com as garotas, segurou os bebês no colo e se mostrou alegre e carinhosa. As jovens estavam eufóricas e aguardaram ansiosas pela ilustre visita.
Com os olhos curiosos e brilhantes, elas se sentaram diante da rainha, seguraram os filhos e ouviram atentas aos conselhos.

“Quando eu estava crescendo também tive os meus desafios, mas eles não me paralisaram, e sim me ajudaram a ter força. Eu tive a habilidade de conseguir me definir e consegui uma maneira de sair daqueles desafios. Vocês irão sair mais fortes deste momento. Irão vencer. Deram a luz a filhos lindos. Eles são adoráveis. São presentes de Deus e independente da maneira como vieram ao mundo, não podemos apagar isso. Vocês tem que abraçá-los e se levantar. Precisam imaginar um amanhã mais bonito. Existem muitas coisas que nós enfrentamos como mulheres na sociedade, mas se continuarem sendo fortes e agarrarem esta oportunidade que estão tendo com estas pessoas sendo tão benevolentes e lhes dando abrigo, amor, calor humano, vocês farão com que seus filhos não passem por aquilo que vocês passaram”— afirmou a rainha Naomi.

• 19 de março de 2019