Programa Territórios Sociais promove ação para moradores da Cidade de Deus neste Sábado

Publicado em 18/10/2019 - 13:25 | Atualizado em 21/10/2019 - 13:57
Programa vai oferecer diversos serviços aos moradores Foto: Marcos de Paula I Prefeitura do RioPrograma vai oferecer diversos serviços aos moradores Foto: Marcos de Paula I Prefeitura do Rio

Os moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, recebem neste sábado (19) a ação do Programa Territórios Sociais, em parceria com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), com oferta de diversos serviços gratuitos, além de um dia de vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba.

A ação acontece das 9h às 13h, no Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM), na Avenida Comandante Guaranys 447, Jacarepaguá. Além da aplicação da vacina, conhecida como tríplice viral, serão oferecidos serviços voltados para a cidadania dos moradores, assim como emissão de 1ª e 2ª via de carteiras de identidade, agendamento para carteira de trabalho e isenção para segunda via de certidões. Também serão feitas ações nas áreas de saúde, educação, cultura e assistência social. O atendimento será por ordem de chegada, por meio de senha.

A Cidade de Deus é uma das favelas contempladas na fase atual do programa Territórios Sociais, que visa diminuir a vulnerabilidade social dos moradores dos setores censitários que possuem o menor índice de desenvolvimento social da cidade. Durante os dois primeiros meses de busca ativa, mais de 1800 famílias já foram entrevistadas neste território e mais de 50 crianças em idade escolar, que se encontravam fora da rede, já foram encaminhadas para a matrícula na rede municipal de educação.

Campanha de Vacinação

A iniciativa faz parte das ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que ocorre até 30 de novembro, e será integrada ao “Fiocruz para você”, um evento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que acontece uma vez por ano, oferendo serviços e abrindo as portas do Instituto para a Comunidade do entorno. Além disso, o evento contará com o apoio de Detran-RJ, Fundação Leão XII, Sesc Rio e Fluminense.

• 18 de outubro de 2019