Programa Prato Feito Carioca inaugura mais uma cozinha comunitária

Publicado em 11/08/2022 - 17:21 | Atualizado
Alcideia Pestana, de 52 anos, mora com o filho na comunidade Beira Rio - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), inaugurou, nesta quinta-feira (11/8), a 15ª cozinha comunitária do programa Prato Feito Carioca. A nova unidade é para atendimento das comunidades Beira Rio, Sinal Verde e Terreirão. O programa é uma política pública da Prefeitura de combate à fome, criado para diminuir os efeitos sociais da crise econômica e da pandemia. Até o momento, já foram servidas 90 mil refeições.

– Essa comida vai chegar em boa hora porque as coisas estão muito caras no mercado. Ter uma alimentação todos os dias será muito bom para mim e meu marido – disse Maria Salete, de 45 anos, moradora da comunidade Beira Rio.

Também já estão funcionando, desde junho, as cozinhas da Mangueira, Andaraí, Realengo, Anchieta, Tanque, Campo Grande, Vila Kennedy, Guaratiba, Costa Barros, Bento Ribeiro, Bangu, Nova Sepetiba, Acari e Catumbi. Cada Cozinha Comunitária Carioca oferece 5.600 refeições por mês.

Os 47 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são responsáveis pela seleção do público para receber gratuitamente as refeições das Cozinhas Comunitárias Cariocas. O critério é que as pessoas sejam inscritas no CadÚnico (cadastro de programas sociais federais) e tenham renda per capita mensal de até R $105.

– A ideia é a Prefeitura  ajudar no combate à fome, garantido uma refeição de segunda à sexta. Aqui serão 280 refeições para pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar que foram cadastradas no  CadÙnico, por meio dos CRAS. As cozinhas ficam dentro da comunidade para facilitar o acesso das pessoas – ressaltou a secretária de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.

Previstas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), criado em 2006, as cozinhas comunitárias nunca tinham sido implementadas de forma sistemática nas cidades brasileiras.

Cada cozinha recebe apoio operacional e técnico para oferecer refeições nutritivas e balanceadas, respeitando as normas de manipulação de alimentos do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária. A SMAS é responsável pelo fornecimento de equipamentos e alimentos. E as equipes são constituídas por coordenador, nutricionista, assistentes, estagiários e técnicos. O “cozinheiro solidário” atua como grande articulador local.

A Cozinha Comunitária Carioca inaugurada nesta quinta-feira tem parceria com a sociedade civil por meio da Comunidade Batista do Rio, onde serão atendidas famílias das comunidades Beira Rio, Sinal Verde e Terreirão. Cada unidade do programa está sendo implantada em áreas onde organizações sociais atuam, possibilitando a sua instalação mais rápida nas áreas mais vulneráveis da cidade. E todas são qualificadas e integradas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

– A cozinha comunitária vai ser muito boa para nós porque vou ter um almoço todo dia. Hoje em dia tá tudo muito difícil para comprar – disse Alcideia Pestana, de 52 anos, que mora com o filho na comunidade Beira Rio.

Cartão Prato Feito Carioca já chegou às mãos de 5 mil trabalhadores

O programa Prato Feito Carioca também está disponibilizando cartões magnéticos, garantindo 22 refeições por mês para trabalhadores informais inscritos no CadÚnico, com renda per capita mensal entre R$ 105,01 e R$ 210. O custo de cada refeição é subsidiado pela Prefeitura do Rio, possibilitando que quem trabalha longe de casa também possa ter acesso a refeições gratuitas. Nessa primeira fase do programa, já foram distribuídos 5 mil cartões para trabalhadores de toda a cidade.

• 11 de agosto de 2022