Prefeitura retoma horário padrão de atendimento nos CRAS e CREAS

Publicado em 22/04/2020 - 23:26 | Atualizado em 22/04/2020 - 23:40
CRAS Iacyra Frazão Sousa, em Paciência, na Zona Oeste do Rio. Fotos: Marcos de Paula / Prefeitura do RioCRAS Iacyra Frazão Sousa, em Paciência, na Zona Oeste do Rio. Fotos: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro vai retomar horário padrão de atendimento nos CRAS e CREAS do município. A decisão, que consta no Decreto nº 47382/20, assinado pelo prefeito Marcelo Crivella nesta quarta-feira, 22/04, e que será publicada em edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira, 23, altera o Decreto Nº 47.282/20 e determina que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) retome os atendimentos nos 47 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), e nos 14 Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) no horário das 8h às 17h.

Desde 21 de março deste ano, os atendimentos do CRAS e dos CREAS vinham acontecendo entre 10h e 14h, por conta das medidas adotadas para o enfrentamento da pandemia do Coronavirus e os espaços atuavam por atendimento mediante pré-agendamento.

Por que o horário volta ao normal?

O retorno do atendimento ao horário habitual se deu em razão do aumento da demanda por conta da liberação do Auxílio Emergencial, benefício concedido pelo governo federal. Como o , o CadÚnico é administrados pelo município, houve um amento considerável da demanda de atendimento à população.

Assim que o governo federal anunciou o benefício emergencial, a SMASDH treinou as equipes dos CRAS sobre como informar aos usuários em relação a solicitação do auxílio e fez cartazes com dicas sobre o tema que foram distribuídos nas comunidades.

Desde o início do mês de abril a demanda diária de atendimento nos CRAS aumentou cerca de 800% em média, tendo picos de atendimento de 1.600 pessoas em dias que o atendimento normal chegava a 70 ou 100 usuários.

A SMASDH vai publicar resolução ainda esta semana, regulamentado o atendimento. Já na próxima segunda-feira, 27, ele retornará ao horário normal.

Mais informações sobre os atendimentos nos CRAS do município podem ser obtidas pelo telefone 1746 ou no site 1746.rio.