Prefeitura inaugura espaço multiuso da Assistência Social na Vila São Bento, em Bangu

Publicado em 28/03/2022 - 15:45 | Atualizado em 28/03/2022 - 18:06
O espaço multiuso vai oferecer ao cidadão diversas políticas públicas ao mesmo tempo - Fernando Maia/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou à população, nesta segunda-feira (28/3), o Espaço Maria da Conceição da Luz Ferreira, na Vila São Bento, em Bangu. É o primeiro espaço multiuso que vai reunir serviços de toda a secretaria, como Centros de Referência (Cras) e Centros de Referência Especializados (Creas), além das Coordenadorias de Assistência Social (CAS). E também de outras secretarias, como a de Políticas e Promoção da Mulher e, em breve, a da Juventude, com oferecimento de cursos e atividades.

– A ideia é oferecer outras políticas no espaço da Assistência Social, onde cada cidadão possa chegar e ser atendido por diversas políticas públicas ao mesmo tempo. Já conversei com a Joyce, e vou conversar também com o Salvino, da Juventude, para também montar um espaço aqui – afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro, referindo-se à Joyce Trindade e Salvino Oliveira, respectivamente secretários especiais de Políticas e Promoção da Mulher e da Juventude.

O espaço homenageia a servidora Maria da Conceição, chamada de “Ceição”, que faleceu este ano aos 57 anos, depois de mais de 30 anos como grande defensora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Rio. Formada pela Universidade Federal Fluminense em 1988 e desde 2004 nos quadros da SMAS, militou no Movimento Nacional de Meninas e Meninos de Rua, atuou em redes de solidariedade e fundações, foi conselheira dos conselhos Municipal e Estadual de Assistência Social e se destacou por sua luta em defesa dos direitos da categoria.

– Muito obrigada, Ceição, onde você estiver, pois você nos inspirou – concluiu a secretária.

• 28 de março de 2022