Prefeitura do Rio entrega mais 366 cartões Prato Feito Carioca

Publicado em 19/07/2022 - 11:58 | Atualizado em 19/07/2022 - 12:14
Até o final de julho serão entregues cinco mil cartões Prato Feito Carioca - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou mais 366 cartões magnéticos do programa Prato Feito Carioca para trabalhadores informais, nesta terça-feira (19/7), na quadra da Unidos de Vila Isabel. Desde o início do programa, já foram distribuídos 1.687 cartões em Madureira, na Pavuna e em Ramos. Até o fim de julho, um total de cinco mil cartões chegarão às mãos de trabalhadores de toda a cidade.

– Na prática, pegamos os trabalhadores informais em situação de vulnerabilidade, que estão no Cadastro Único, e garantimos para eles um direito básico de todo trabalhador formal, que é o tíquete refeição, para que possamos enfrentar essa loucura que é gente passando fome. É um problema que o Brasil tinha superado, há uns anos atrás, mas que infelizmente o país voltou a ter. Esse programa está dentro de um pacote de segurança alimentar, que tem os restaurantes populares, as cozinhas comunitárias e o cartão Prato Feito Carioca – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O cartão magnético integra o programa global Prato Feito Carioca, política pública inovadora no país. A Prefeitura do Rio também iniciou a implantação das Cozinhas Comunitárias Cariocas. Onze delas começaram a funcionar entre junho e a primeira quinzena deste mês, e já distribuíram  40.400 refeições.

Nesta quarta-feira (20/7), serão entregues outros 398 cartões Prato Feito Carioca na quadra da Unidos do Jacarezinho. E, na sexta-feira (22/7), mais 684 em Jacarepaguá, num total de 1.448 cartões só nesta semana.

–  Até o fim de julho, vamos atender a cinco mil trabalhadores informais, todos acompanhados pelos nossos CRAS da cidade. A ideia do Prato Feito Carioca é fazer a entrega do cartão para quem não tem carteira assinada e precisa se alimentar. Afinal de contas, esse é o grande programa de segurança alimentar do município –  disse a secretária de Assistência Social, Maria Domingas Pucu.

Os beneficiários do cartão Prato Feito são trabalhadores informais inscritos no CadÚnico (cadastro de programas sociais federais), com renda mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210,00.

O Cartão Prato Feito Carioca assegura ao beneficiário uma refeição por dia em qualquer bar ou restaurante conveniado, mesmo longe de sua casa. A ideia é que o cidadão se alimente próximo ao seu local de trabalho, sem encargos para o usuário. O custo de cada refeição é subsidiado pela Prefeitura. Pode tanto comer no estabelecimento, como levar a quentinha para onde quiser.

A alimentação oferecida tanto na Cozinha Comunitária Carioca quanto no Cartão Prato Feito Carioca é balanceada, de acordo com orientações da equipe de nutricionistas da SMAS. A equipe técnica orienta e supervisiona constantemente a qualidade das refeições servidas.

As inscrições para o cartão magnético Prato Feito Carioca foram realizadas pelo site da Prefeitura. A seleção dos beneficiários foi feita por ordem de inscrição, e a lista foi publicada no Diário Oficial.

Umas das primeiras pessoas a receber o cartão Prato Feito Carioca, na quadra da Vila Isabel, Elisabete Pereira Nunes, de 52 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura. Moradora da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, ela conta que agora não vai ter mais que se preocupar em conseguir dinheiro para o almoço antes de iniciar as vendas de salada de frutas e picolé pelas ruas do bairro da Zona Sul.

– Eu agradeço porque nessa pandemia as vendas caíram bastante e ficou difícil manter as contas em dia. Minha filha está grávida e também se cadastrou no programa. Esse cartão vai representar muito porque estamos na correria e ter uma refeição todo dia vai me deixar mais disposta para vender meus produtos.

Elisabete Pereira foi uma das pessoas que receberam o cartão Prato Feito Carioca – Fabio Motta/Prefeitura do Rio
  • 19 de julho de 2022