Inscrições para eleição de conselheiros tutelares da cidade do Rio terminam nesta sexta-feira

Publicado em 09/05/2023 - 07:00 | Atualizado em 08/05/2023 - 20:00

As inscrições para a eleição dos conselheiros tutelares da cidade foram prorrogadas, e os interessados têm até sexta-feira (12/05) para se candidatar. A seleção é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-Rio), órgão que formula e estabelece políticas públicas para esses cidadãos. Vão ser eleitos 190 representantes dos 19 conselhos da cidade, sendo cinco titulares e cinco suplentes em cada unidade já instalada e em funcionamento na capital.

No site https://cmdcario.com.br/ é possível consultar todas as regras da eleição, incluindo a documentação solicitada. Os interessados devem ficar atentos, pois são exigidas certidões obtidas em cartório e que demoram alguns dias para a entrega.

As inscrições ocorrem no andar térreo da sede da Prefeitura do Rio, na Rua Afonso Cavalcanti 455, Cidade Nova. O atendimento é das 9h às 17h. A divulgação do resultado da avaliação dos requerimentos sairá no Diário Oficial do dia 19 deste mês. O prazo para recurso será de 22 a 25 de maio.

Atualmente, a remuneração de um conselheiro tutelar eleito e empossado é de R$ 4.501,28. O processo terá diversas etapas, entre elas uma prova de conhecimentos específicos, em agosto. Os candidatos que permanecerem na eleição poderão fazer campanha até 30 de setembro, e a votação será em 1 de outubro. A apuração iniciará no mesmo dia.

• 9 de maio de 2023