Horta Acolhedora Carioca ensina profissão e transforma vidas atendidas pela Assistência Social

Publicado em 22/11/2019 - 13:03 | Atualizado em 23/11/2019 - 20:58
Horta Acolhedora Carioca no Morro da Formiga, na Tijuca -Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), por intermédio da Subsecretaria de Proteção Básica, realiza um programa que tem transformado vidas. O Horta Acolhedora Carioca, que existe há três anos, leva a usuários da Unidade de Reinserção Social (URS) Rio Acolhedor, no bairro de Paciência, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma série de cursos de formação em Horticultura. Mara Bastos, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Assistência Social, idealizadora do Curso de Hortas, conta que o aluno já sai apto para procurar emprego ou construir uma carteira de clientes, sabendo, inclusive, como oferecer seus serviços com os devidos preços.

– Aqui eles aprendem como montar uma horta e também como fazer um jardim, além da manutenção. Qualidade do solo, plantio, compostagem, colheita, pragas, como usar adubo orgânico e empreendedorismo são algumas das disciplinas ministradas – explica.

Horta Acolhedora Carioca no Morro da Formiga, na Tijuca. Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Com o objetivo de qualificar profissionalmente os acolhidos e disseminar informações sobre segurança alimentar/nutricional e agroecologia, o projeto foi elaborado pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Coordenação de Integração ao Mundo do Trabalho. Para a realização do projeto, a Secretaria conta com o apoio da Gerência de Agroecologia e Produção Orgânica da Secretária Municipal de Meio Ambiente (SMAC), Secretaria Municipal de Educação (SME), Emater e Sebrae.

– Essa parceria nos deixa muito feliz. Conseguimos ceder as ferramentas, suprimentos, sementes e mudas. É muito bom ver que as unidades podem consumir um alimento orgânico e plantado pelos próprios usuários – enfatiza a representante da Gerência de Agroecologia e Produção Orgânica, Aline Meira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio