Gestores se despedem do 21º Congemas Regional e preparam o Encontro Nacional em Belém

Publicado em 17/07/2019 - 17:24 | Atualizado

O 21º Encontro Regional do Colegiado de Gestores da Assistência Social (Congemas) foi encerrado com número expressivo de participantes. O evento da Região Sudeste contou com cerca de 400 gestores, que debateram os rumos da Assistência Social e os desafios diante das restrições orçamentárias.

“Foi um evento marcado pela excelente qualidade das discussões sobre os desafios que a Assistência Social passa a enfrentar com as restrições dos recursos para os programas sociais. A manutenção desses programas é essencial para uma parcela significativa da população brasileira e que conta com nosso trabalho” — afirma o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes de Jesus.

A presidente do Congemas estadual, Daiana Isabel, encerrou a reunião agradecendo o apoio de toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) pela realização do encontro e destacou a necessidade de se fortalecer a área da assistência social de alguns municípios do Rio de Janeiro.

“Agradeço a todos da SMASDH pela dedicação na realização desse evento e a todos os que estiveram aqui presentes nesses dois dias de debates e confraternização” — afirma. Os gestores vão se reunir novamente entre os dias 7 e 9 de agosto, em Belém, no encontro do Congemas Nacional.

“O encontro foi excelente com uma participação muito ativa de todos os presentes. E agora, nós gestores do Serviço Único da Assistência Social (SUAS) da Região Sudeste, temos que nos prepararmos para, juntos mais uma vez, trabalharmos pelo fortalecimento das políticas públicas de assistência social” — afirma a subsecretaria de Proteção Básica e Especial da SMASDH, Danielle Murtha.

Além das discussões, o segundo dia do Congemas contou ainda com oito oficinas sob a responsabilidade de técnicos e representantes do Ministério da Cidadania:

Trabalho Social com famílias nas proteções sociais básica e especial: respeito à diversidade no SUAS.

Marcela Rolim Siqueira, Natália da Silva Pessoa.

Gestão orçamentária e Financeira.

André Yokowo dos Santos, Lucio Oliveira do Nascimento.

Benefícios eventuais e seguranças sociais no contexto dos desastres sociais e ambientais da Região Sudeste.

Michelle Eustáquia do Carmo, Marcos Maia Antunes.

Criança Feliz – Limites e estratégias de atendimento

Ana Angélica Alves, Ana Paula Matias

Cumprimento do artigo 30 da LOAS: O processo de planejamento para elaboração e atualização do plano de assistência social.

Ana Carolina de Souza, Ana Paula Campos Braga, Margareth Dallaruvera e Bianca Lazarini Cunha.

O SUAS e o Sistema de Justiça: desafios e possibilidades.

Ana Angélica Melo.

Desafios da implementação da Política Nacional de atendimento à população de rua.

Bárbara Cavalcanti.

Gestão Orçamentária e Financeira.

André Yokowo dos Santos, Lúcio Oliveira do Nascimento, Raquel Freitas, Pedro Henrique Ferreira e Bruna Bastos.

• 17 de julho de 2019