Conscientização de violência contra a pessoa idosa é comemorada no Rio

Publicado em 15/06/2019 - 11:10 | Atualizado em 18/06/2019 - 14:26

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos comemora neste dia 15 de junho o Dia Mundial de Conscientização de violência contra a pessoa idosa.

A Subsecretária de Políticas para idosos, Sandra Julião, explica que o idoso tem hoje como fazer sua própria denúncia, e informa que o número de idosos que vem cometendo suicídio só vem aumentando e por isso é tão importante a conscientização.

“Vem crescendo muito todos os tipos de violência contra o idoso, que é a autonegligência, abandono, violência psicológica, física, que todos nós conhecemos bem, infelizmente, violência sexual, financeira, e um novo tipo que é a medicamentosa, aqueles que não dão remédios ou dão em doses maiores para o idoso ficar mais calmo, dormindo o tempo todo e parar de encher o saco, como muitos familiares dizem” – relatou Sandra.

A Subsecretaria de Políticas para Idosos estará realizando ao longo do dia 15 e durante este mês ações em parceria com outros órgãos da Prefeitura, dentre eles Subsecretaria do Centro, e órgãos que garantam a defesa do idoso, como o Ministério Público, Delegacia do Idoso e Fundação Leão XIII.

Os canais para denúncias são: Disque 100, Governo Federal, 1746, Prefeitura do Rio, 127, Ministério Público.

Respeite: idoso é você amanhã, é o slogan da campanha que já está mobilizando e conscientizando a população nas ruas.

• 15 de junho de 2019