Assistência Social e Senac RJ oferecem vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional

Publicado em 27/10/2021 - 20:02 | Atualizado
Inscrição para o Projeto Voe Natal - Divulgação

O Senac RJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro (SMAS), está oferecendo agora 100 vagas gratuitas de qualificação profissional pelo Projeto Voe Natal, com o objetivo de capacitar pessoas para postos de trabalho do comércio no período de Natal. As aulas serão ministradas a partir de 8 de novembro na unidade de Campo Grande e no Centro Politécnico, no Riachuelo.

A seleção de candidatos é feita por meio dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) de cada localidade, seguindo as regras do Programa Senac de Gratuidade de beneficiados que possuam renda familiar per capita de até dois salários mínimos. A idade mínima é 16 anos e a formação escolar, ensino fundamental completo.

Até setembro foram contratados com carteira de trabalho assinada 230 usuários dos CRAS, que realizaram cursos de qualificação profissional do Senac RJ. Nesta quinta-feira (28/10), a secretaria e o Senac RJ assinarão protocolo de intenções para mapear potenciais locais da rede da Assistência Social para realização de novos cursos de qualificação profissional em 2022, para usuários em situação de vulnerabilidade e risco social.

– Um dos grandes desafios da Assistência Social é a empregabilidade de nossos usuários, e a parceria com o Senac é um avanço nessa política – declarou a secretária Laura Carneiro.

Na segunda-feira (25/10), outras 100 pessoas, também selecionadas nos CRAS, iniciaram sua capacitação no Senac RJ em Madureira e na Unidade Avançada de Hospitalidade da Rocinha, dentro do Projeto Voe Natal.

São duas oportunidades de capacitação: “A arte de se comunicar e vender mais” e “Vendas de alta performance”. No primeiro curso, os alunos conhecem tendências e inovações do setor e aprendem sobre expectativas do novo consumidor em um mercado cada vez mais competitivo. Ao longo de três semanas, são ensinados técnicas e processos de comunicação e de expressão corporal no atendimento de acordo com perfil de cliente, estabelecendo relações éticas. Já no segundo, com duração de duas semanas, as aulas abordam variados métodos, metas, temas, indicadores e criatividade para uma visão estratégica de vendas que identifique clientes e suas necessidades.

O Programa Senac de Gratuidade disponibiliza cursos de educação profissional, com todo material didático incluído. Para se candidatar às vagas é preciso comprovar renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados e/ou desempregados.

• 27 de outubro de 2021