Assistência Social distribuiu mais de 8 mil pulseiras de identificação para crianças durante o Carnaval

Publicado em 27/02/2023 - 14:19 | Atualizado

A Secretaria de Assistência Social (SMAS) realizou o Carnaval da Prevenção e Proteção da Criança e do Adolescente. Sua atuação começou nos ensaios técnicos das escolas de samba e se estendeu até o fim da festa. As ações aconteceram no Sambódromo, na Nova Intendente e nas praias do Leme e Arpoador. Ao todo, foram distribuídas, gratuitamente, 8.330 pulseiras de identificação para que os pequenos foliões pudessem se divertir com mais segurança. O objetivo foi facilitar não apenas a identificação, mas também o contato com o responsável no caso de se perderem.

Campanhas de prevenção sobre “Abuso e Exploração Sexual”, “Álcool, Drogas e Tabaco”e “Trabalho Infantil” também foram promovidas pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar da Infância e Juventude e Conselho Municipal de Política e Atenção às Drogas (COMAD). Além de orientação, as equipes não atravessaram o samba e  distribuíram 6.106 materiais educativos (filipetas, cartazes, ventarolas e adesivos), nas avenidas.

Durante os ensaios técnicos e no desfile das escolas de samba mirins, uma faixa de 10 metros e estandarte com os dizeres: “Ei você aí! Exploração Sexual é crime. Denuncie, disque 100”, atravessaram em dois momentos a Sapucaí e, uma vez, na Nova Intendente. Outro destaque da campanha anual de prevenção contra o Abuso e Exploração Sexual aconteceu no setor 2  e contou com a participação do gari e passista  Renato Sorriso. No camarote da Carol Machado, “Nosso Camarote”, o cantor Jorge Vercillo também apoio a campanha.

Foram registrados três atendimentos pela Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar. Um deles foi para acompanhar adolescentes até a família, após atendimento no Posto de Saúde. Outro caso foi  sobre a legalidade da permanência de crianças menores de cinco anos no Sambódromo, sendo confirmada pela 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso.

Com o tema “dispersão não é lugar de diversão”, 5.920 folhetos de orientação foram entregues aos foliões no Sambódromo. Técnicos da Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e CMDCA orientaram pais e responsáveis, impedindo que crianças e adolescentes circulassem na área de dispersão.

Os números revelam que a Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Política e Atenção às Drogas (COMAD) e Conselho Tutelar, conseguiu realizar um Carnaval campeão na prevenção e proteção da criança e do adolescente.

As ações  das campanhas continuarão acontecendo ao longo do ano na cidade.

• 27 de fevereiro de 2023