Assistência Social reforça atendimento 24 horas e faz ações de combate ao frio

Publicado em 28/07/2021 - 18:56 | Atualizado em 29/07/2021 - 12:37
Equipes das Secretarias de Assistência Social dão acolhimento a pessoas em situação vulnerável - Fernando Maia/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Assistência Social montou um plano emergencial para oferecer mais proteção à população vulnerável nesse período de frio intenso no Rio. Duas unidades da rede, o Centro POP Bárbara Calazans e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maria Lina de Castro Lima, funcionarão excepcionalmente 24 horas por dia, pelo menos até o próximo sábado (31/07), para atendimento social e encaminhamento aos abrigos da Prefeitura. Nesses dois locais também estarão disponíveis alimentação, água e peças como roupas e cobertores.

De acordo com a secretaria, foram criadas emergencialmente, com readaptações na rede, mais 100 vagas nos três principais abrigos da cidade, na Taquara, na Ilha do Governador e em Paciência.

Campanha do agasalho

Nesta quarta-feira (28/07) também foi reaberta a Campanha do Agasalho, que inicialmente já distribuiu uma tonelada de itens de inverno nos abrigos da Prefeitura.

– Para que ninguém fique sem agasalhos, decidimos abrir novamente para as doações dos cariocas – disse a secretária Laura Carneiro.

As caixas itinerantes que ficavam nas estações do BRT estão sendo colocadas nos dois prédios da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, para que os funcionários municipais também possam doar. Os 14 Creas da Assistência Social, espalhados pela cidade, receberão as doações da população do Rio. Podem ser entregues, além de roupas de frio, sapatos e meias.

Além disso, as equipes de abordagem dos Creas e o Serviço Especializado em Abordagem Social 24 horas, que já cuida do atendimento e acolhimento da população em situação de rua que está fora dos abrigos, já intensificaram seus trabalhos, com oferta de acolhimento nas unidades de reinserção social. Essas equipes já tinham sido reforçadas na sexta-feira (23/07) e trabalham em três turnos.

Serviço:

· Centro Pop Bárbara Calazans – Rua República do Líbano, 54, Centro.

· Creas Maria Lina de Castro Lima – Rua São Salvador, 56, 2º andar, Laranjeiras.

• 28 de julho de 2021