Assistência facilita geração de renda para mais de 3 mil pessoas em situação de vulnerabilidade

Publicado em 18/09/2021 - 09:38 | Atualizado em 18/09/2021 - 09:55
Geração de renda para mais de 3 mil pessoas - Nathalia Dantas/Prefeitura

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Banco da Providência estão capacitando 800 pessoas em situação de vulnerabilidade, que vivem em áreas de maior incidência de violência urbana, para que acessem renda. O objetivo é contribuir para a superação do indicador de pobreza extrema no Rio. O novo programa chama-se Agência de Família Porto e tem o patrocínio da empresa L’Oréal.

Estão sendo oferecidos cursos de formação nas áreas de beleza, culinária, corte e costura, manutenção e reparo de aparelhos de ar condicionado, entre outros, destinados às famílias acompanhadas pelos 47 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade. Apenas este ano, já foram formadas 1.056 pessoas em sete projetos diferentes de capacitação e geração de renda para população vulnerável. Tem mais 2.100 pessoas fazendo os cursos.

– Através da metodologia de capacitação, reconhecida como tecnologia social pelo Banco do Brasil, a gente fala sobre direitos e deveres, sobre a potência de cada um, sobre as competências socioemocionais e cria um plano de atitudes, para que não seja só mais um curso na vida deles – afirma Larissa Corrêa Sicchierolli, assistente social e coordenadora da Agência de Família Porto, do Banco da Providência.

Ao final da capacitação, 100 alunas e alunos que se identificarem e quiserem gerar renda por meio do empreendedorismo poderão realizar o curso do Sebrae voltado para essa área. Ao se graduarem, 50 deles receberão equipamentos para abrir o próprio negócio.

– Somente acessando renda essas famílias terão condições de sair da situação de vulnerabilidade. A inclusão produtiva é fundamental nesse processo – afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro.

• 18 de setembro de 2021