Secretaria de Ação Comunitária reúne mais de 200 lideres para celebrar o Dia da Favelas

Publicado em 04/11/2022 - 19:38 | Atualizado
Dia da Favela é comemorado em Ramos - Divulgação

Para comemorar o Dia das Favelas, celebrado nesta sexta-feira (04/11), a Secretaria de Ação Comunitária reuniu 22 lideranças de comunidades em uma cerimônia na quadra do Cacique de Ramos, na Zona Norte do Rio. No local havia estandes das secretarias de Conservação, Defesa Civil e Saúde, entre outros órgãos municipais. O público também foi apresentado a projetos da Prefeitura como o Recicla Comunidade, o Turistando e o Casa Carioca, em mais uma edição do Programa Favela com Dignidade.

Personalidades ligadas a favelas foram homenageadas no evento, entre eles o jornalista Rene Silva, que reconheceu os trabalhos da Prefeitura junto às comunidades. Para o fundador do jornal  Voz das Comunidades, a favela precisa ter visibilidade junto ao poder público e à sociedade.

A secretária de Ação Comunitária, Marli Peçanha, apresentou os principais projetos e ações promovidos pela secretaria e destacou a potência das favelas cariocas. Ela ressaltou o compromisso público da cidade no atendimento aos mais necessitados.

– Hoje é um dia de reflexão, resistência e luta. Luta por dias melhores e ações públicas que tirem os moradores de favelas e comunidades da invisibilidade – afirmou Marli.

Foram agraciados com um azulejo comemorativo, assinado pelo prefeito Eduardo Paes e pela secretária Marli Peçanha, os líderes Sheyla Cardoso (Vila Progresso/ Vila Kennedy); Carlos Cassiano (Caracol); Rene Silva (Voz das Comunidades); Luiz Henrique Fumanchu (Morro do Adeus); Erivelton Correio (Parque Proletário / Penha); Sônia Bittencourt (Furquim Mendes); Márcia Costa (Acari); Pedro dos Santos (Conjunto Esperança/ Maré); Adailton Silva (Gambá/Lins);
Clayton da Paixão (Morro do Trem); Luiz Cláudio dos Santos (Merendiba); Simone Quintela (Amorim); William de Oliveira (Morro do Queto); Wazen Ferreira (Repórter Comunitário);
Magno Sodré (Providência); Bruno Cezillo (Parque Carioca); Robsvaldo da Conceição (Darcy Vargas); Pedro Luiz da Silva (Santa Clara); Eva margarida (Virgolândia); Wallace Leandro (São José Operário); Amanda da Fonseca (Asa Branca) e Wellington de Oliveira (Gardênia Azul).

No evento, Marli recebeu do subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, o diploma de cidadã suburbana. Estiveram em Ramos as secretárias de Conservação, Ana Laura Secco; da Mulher, Joyce Trindade; o subsecretário de Defesa Civil, coronel Rodrigo Silva; o presidente do IPP, Carlos Krykhtibe e a coordenadora técnica de projetos essenciais do IPP, Andrea Pulici.

• 4 de novembro de 2022