Prefeitura leva o Favela com Dignidade à comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, neste sábado

Publicado em 26/10/2023 - 13:45 | Atualizado
Representantes de diversas pastas e órgãos da Prefeitura estarão no Complexo do Lins, neste sábado - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, em conjunto com representantes de diversas pastas e órgãos municipais, realiza, neste sábado (28/10), o programa Favela com Dignidade na comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, na Zona Norte. A região é formada por um conjunto de 16 favelas onde vivem cerca de 85 mil pessoas.

A ação será realizada às 8h30, na quadra da Rua Maranhão 1.079. A Prefeitura vai oferecer múltiplos serviços, como inscrições no Minha Casa, Minha Vida, a serem feitas pela Secretaria Municipal de Habitação, encaminhamento para acesso gratuito à documentação civil, atendimento social, orientação sobre atualização e inclusão no Cadastro Único, carteira de trabalho, serviços ofertados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e sobre o passe interestadual para gratuidade em viagens de ônibus para outros estados para pessoas acima de 60 anos.

A equipe da Saúde estará presente com vacinação contra covid-19 (dose bivalente) e influenza, exame preventivo ginecológico, encaminhamento para mamografia de rastreamento para mulheres a partir de 50 anos, avaliação da caderneta vacinal, orientações sobre planejamento familiar, saúde da mulher e infecções sexualmente transmissíveis. Haverá também distribuição de preservativos e informações sobre o combate a doenças como dengue, chikungunya e zika, além de atendimento com auriculoterapia e orientações sobre a importância da prática de atividade física com profissionais da Academia Carioca. A Secretaria de Esporte e Lazer vai promover um aulão de zumba.

Haverá também atendimento do Procon Carioca, agendamento para castração de cães e gatos, orientação sobre vagas em escolas e no PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos), informação sobre matrícula em creche e no ensino fundamental I e II, busca ativa de alunos que não estão frequentando a escola e orientação para pessoas com deficiência e familiares, entre outros serviços.

Já a Secretaria de Transportes dará dicas sobre os meios de transporte na região e orientações sobre cadastramento no Moto.Rio, emissão de cartão de estacionamento para idoso, cartão de identificação de veículo de pessoa com deficiência e recursos de multas de trânsito e sobre o Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica do município do Rio.

Além disso, a Prefeitura está realizando intervenções para a melhoria da qualidade de vida na região, como pavimentação na principal via e implantação de postes de luz, ambas já concluídas. O Rio ao lado da quadra está passando por desassoreamento e, nos próximos dias, serão instalados quebra-molas, com sinalização, e está prevista uma vistoria nas encostas. Os serviços estão a cargo da Secretaria de Conservação, Rioluz, Comlurb, Rio-Águas, Geo-Rio e CET- Rio.

O Favela com Dignidade tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em comunidades com menores Índices de Desenvolvimento Social, proporcionando melhores condições de vida aos moradores dessas localidades. Implantado em 2021, o programa já promoveu 21 ações comunitárias conjuntas, levando serviços a 26,1 mil pessoas diretamente.

• 26 de outubro de 2023