Prefeitura entrega imóvel reformado pelo programa Casa Carioca no Jacaré e inaugura praça em Irajá

Publicado em 01/04/2023 - 12:30 | Atualizado em 01/04/2023 - 12:57
Casa Carioca beneficia moradores do Jacaré - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Ação Comunitária, Marli Peçanha, foram neste sábado (01/04) à comunidade Dois de Maio, no bairro do Jacaré, para entregar imóvel reformado pelo programa Casa Carioca e vistoriar obras do projeto Recicla Comunidade, duas iniciativas integrantes do Programa Favela com Dignidade. Além do Jacaré, nesta primeira fase, estão sendo beneficiados os complexos do Alemão, da Penha, da Maré, do Jacarezinho, do Morro da Providência e da Vila Kennedy, onde foram contratados reparos para oito mil imóveis.

– Governar é assim, ter um olhar mais carinhoso para quem mais precisa de governo. O Casa Carioca é para isso, para termos esse olhar atento sobre as comunidades. Às vezes você faz uma política pública ou programa que funciona em outras áreas, mas essa pessoa não tem como chegar em casa. E quando a gente entra naquela casa e leva dignidade, a gente faz essa pessoa viver melhor nesse mundo que não é fácil – disse o prefeito Eduardo Paes.

Moradora do imóvel entregue pela Prefeitura, Virgínia de Lima Silva contou que “levou um susto” quando viu o imóvel pronto e garantiu que agora a casa está mais aconchegante:

– Eu levei um susto. Primeiro, não acreditei nisso (no programa), mas abracei. A gente quer de um jeito a nossa casa, aí a equipe vem para fazer de outra forma, fiquei meio preocupada, mas ficou do jeito que eu queria. Abriram janelas, ficou mais iluminado, ventilado. Arrumaram a parte elétrica, deu um up na casa, que está mais bonita, arejada. Vou receber visitas, ficou superaconchegante.

Na fase dois do Casa Carioca estão previstas intervenções em domicílios na Rocinha, na Cidade de Deus e nos complexos do Chapadão, do Lins e da Pedreira, entre outras localidades, com a licitação de 12 mil imóveis. O total de construções a serem beneficiadas pelo programa até 2024 é de 20 mil, num investimento de R$ 300 milhões.

– O objetivo da Prefeitura com o Casa Carioca é fazer com que todas as pessoas estejam inseridas na sociedade e tenham visibilidade. Elas precisam ter a autoestima valorizada, e trabalhamos para que isso ocorra – comentou a secretaria Marli Peçanha.

Troca de telhado, aumento de ventilação com abertura de janelas e basculantes, colocação de portas e módulos hidrossanitários, adaptação em banheiros para pessoas idosas e com deficiência, instalação da parte elétrica e aplicação de pinturas e emboços foram algumas das mudanças executadas. As ações resultam num ambiente seguro e saudável para famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Casa Carioca destaca-se por ser pioneiro na quantidade de casas melhoradas com recursos da Prefeitura. As famílias foram selecionadas por meio do Programa Territórios Sociais, desenvolvido pelo Instituto Pereira Passos. Elas precisavam ter renda mensal de até três salários-mínimos, ser cadastradas no CadÚnico, residir há pelo menos três anos no município e possuir um único imóvel, fora de área de risco.

Foram priorizadas famílias chefiadas por mulheres; com idosos; com pessoas com deficiência; com doentes graves e com maior número de dependentes (igual ou maior que três moradores utilizando o mesmo cômodo). Além das reformas, o Casa Carioca gerou até agora mais de 500 empregos diretos nas favelas e comunidades. A mão de obra de pedreiros, ladrilheiros e bombeiro hidráulico, por exemplo, é contratada nas próprias comunidades.

Campo do Barroso é reformado em Irajá – Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Mais lazer para os moradores de Irajá

Em Irajá, o prefeito e o presidente da Fundação Parques e Jardins (FPJ), Julio Artur Villas Boas, inauguraram o Campo do Barroso. No local, que tem uma área de cerca de cinco mil metros quadrados, foram instalados campo de futebol, quadra polivalente, quadra de areia e pista de caminhada, além de uma Academia da Terceira Idade e brinquedos infantis, como futmesa e mesa de ping-pong. A Rioluz instalou 25 novos projetores e mais 11 luminárias LED no local, que agora tem iluminação cênica com quatro projetores na cor verde voltados para a montanha.

O subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, e o secretário Municipal da Casa Civil, Eduardo Cavalieri, também acompanharam a entrega.

– Isso aqui é de vocês. É uma alegria estar aqui inaugurando esse espaço, que ele traga muita alegria, e que as pessoas percebam que isso aqui traz segurança. O brinquedo é das crianças, a Academia da Terceira Idade é dos idosos. O dinheiro gasto aqui é de impostos, é de vocês. Tem que cuidar – disse o prefeito Eduardo Paes.

A Rua Aveiro, que dá acesso ao conjunto da Água Grande, também recebeu a operação Caça Fios para retirar cabos soltos e abandonados por concessionárias de telecomunicação. O investimento na área foi de cerca de R$ 1,3 milhão, e a obra durou quatro meses.

– O Campo do Barroso é uma grande entrega para o bairro de Irajá. Um grande espaço onde as famílias poderão ter muito lazer. Aqui será uma espaço para colocar em prática o orgulho de ser suburbano – disse o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Moradora da Rua Aveiro, a atendente de telemarketing Flavia Germana da Silva foi checar de perto a reforma da praça e levou o neto, Noah, para ele brincar no parquinho:

– Ficou muito boa a reforma da praça, deu uma revigorada, as pessoas voltaram a se aproximar da área. Agora vou fazer caminhada aqui, vou trazer meu neto para brincar nos brinquedos.

• 1 de abril de 2023