Prefeitura do Rio retoma projeto Turistando com a Comunidade

Publicado em 10/10/2023 - 20:43 | Atualizado
Atividade do programa Turistando com a Comunidade - Divulgação

A Prefeitura do Rio retomou nesta terça-feira (10/10) o projeto Turistando com a Comunidade. Coordenada pela Secretaria de Ação Comunitária, a iniciativa tem o objetivo de garantir a moradores de favelas e comunidades a oportunidade de conhecer locais que simbolizam a história, a arte e a cultura da cidade.

Durante o passeio desta terça-feira, um grupo de 35 moradores da Cidade de Deus, integrado por crianças, jovens e adultos, foi levado para conhecer o Museu de Arte do Rio – MAR, onde acontece a exposição “FUNK: Um grito de ousadia e liberdade”, que conta a história do estilo musical por meio da sonoridade, dos compositores e da constante reinvenção desse ritmo, bastante popular nas favelas.

Além de proporcionar conhecimento, o projeto promove dignidade, igualdade de oportunidades, inclusão social, empoderamento e senso de pertencimento. Além disso, combate o estigma da segregação.

– É difícil pra nós, assalariados, trazermos as crianças pra cá, pra ver uma cultura, ver coisas diferentes da comunidade porque, às vezes, a gente dentro da comunidade não tem esse espaço todo, não tem essa cultura toda que tem aqui fora. E quando traz a gente para cá, para fora, é maravilhoso, tudo diferente. Acho muito lindo – disse Alessandra Faustino dos Santos.

Ezequiel de Carvalho Correia também elogiou o projeto:

– Tem muitas pessoas carentes que não têm como sair da comunidade porque não têm a locomoção, não têm transporte. E, com a ajuda da Prefeitura, eles estão conseguindo fazer com que as crianças cheguem aos lugares para conhecer coisas que elas não sabem nem que existem.

Lançado em dezembro de 2021, o Turistando com a Comunidade integra o Programa Favela com Dignidade e já beneficiou 2.580 moradores de 50 localidades com baixos índices de Desenvolvimento Social (IDS).

Desde a implantação, foram realizadas 107 visitas guiadas, acompanhadas por guias turísticos, monitores e supervisores, a pontos históricos e culturais do Rio, como o Museu do Amanhã, o Cais do Valongo e o hotel Copacabana Palace.

Nessa nova etapa, a meta é atender cerca de 300 moradores por mês. O próximo passeio está previsto para o Centro Cultural Banco do Brasil.

• 10 de outubro de 2023