Prefeitura atende 2,3 mil pessoas na Cidade de Deus com o programa Favela com Dignidade

Publicado em 23/09/2023 - 17:21 | Atualizado
Diversas secretarias e órgãos estiveram presentes para prestar serviços à população - Divulgação

A Prefeitura do Rio atendeu, neste sábado (23/9), 2.307 pessoas com o programa Favela com Dignidade na Cidade de Deus, na Zona Oeste. Diversas secretarias e órgãos estiveram presentes para prestar serviços à população. A ação, promovida pela Subprefeitura de Jacarepaguá, em conjunto com a Secretaria de Ação Comunitária, ofereceu aos moradores inscrições no Minha Casa, Minha Vida, inclusão e atualização no CadÚnico, cadastro no banco de oportunidades de emprego, orientação sobre a retirada de documentação civil e emissão de carteira de trabalho, vagas em escolas e no PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos), informação sobre matrícula em creche e no Ensino Fundamental I e II, atendimento pelo Procon Carioca, inscrições para castração de cães e gatos, orientação para pessoas com deficiência e familiares, entre outros.

A Secretaria de Saúde vacinou contra covid-19 (vacina bivalente) e influenza, atualizou a caderneta vacinal e orientou sobre planejamento familiar, infecções sexualmente transmissíveis e combate a arboviroses (dengue, chikungunya, zika). Houve também distribuição de preservativos, atividades com crianças sobre saúde bucal e auriculoterapia. A Secretaria de Esportes promoveu um aulão de zumba, e a Secretaria de Transportes falou sobre os meios de transporte na região, cadastramento no Moto.Rio, emissão de cartão de estacionamento para idoso e para pessoas com deficiência e recursos de multas de trânsito, além de prestar esclarecimentos sobre o Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica do município do Rio de Janeiro.

A Defesa Civil deu dicas sobre casas seguras, e a Fundação Parques e Jardins distribuiu mudas de plantas. Alunos de escolas municipais da região fizeram uma apresentação de luta e de canto. A criançada se divertiu com oficinas de contação de histórias, brinquedos feitos com sucata, penteado, trança, tatuagem e pintura de rosto.

MC Doca, nascido na Cidade de Deus, cantou para o público alguns de seus sucessos, como o Rap da Felicidade. Estiveram presentes a subprefeita de Jacarepaguá e presidente do Conselho Municipal de Favelas (COMFAV), Marli Peçanha, e o secretário Municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

As equipes das seguintes pastas e órgãos da Prefeitura participaram do evento: Assistência Social, Saúde, Trabalho e Renda, Educação, Habitação, Pessoa com Deficiência, Políticas e Promoção da Mulher, Proteção e Defesa dos Animais, Conservação, Transportes, Esportes, Defesa Civil, Comlurb, CET-Rio, Rioluz, Instituto Pereira Passos (Territórios Sociais), Fundação Parques e Jardins e IplanRio.

O Favela com Dignidade tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos essenciais para a população que vive em comunidades, proporcionando melhores condições aos moradores dessas localidades. Implantado em 2021, o programa já promoveu 21 ações comunitárias conjuntas, levando serviços a 26.107 pessoas diretamente.

• 23 de setembro de 2023