Prefeitura atende 2.671 pessoas em Pedra de Guaratiba na 20ª edição do programa Favela com Dignidade

Publicado em 21/08/2023 - 10:11 | Atualizado
O programa Favela com Dignidade levou diversos serviços à Pedra de Guaratiba - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio levou, no sábado passado (19/8), o Favela com Dignidade à comunidade Jardim Guaratiba, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste. Nesta 20ª edição do programa, 2.671 pessoas foram atendidas por diversas secretarias e órgãos municipais, que atuaram em conjunto na oferta de serviços à população. A atividade, coordenada pela Secretaria de Ação Comunitária, ocorreu na quadra de esportes do Ciep Hildebrando de Araújo Goes, na Estrada da Pedra, e contou com a presença da Presidente do Conselho de Favelas (COMFAV) e subprefeita de Jacarepaguá, Marlí Peçanha.

Na área da Saúde, foi grande a procura por vacinação contra covid-19 e influenza, acolhimento e cadastro para o programa de tabagismo e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis e  arboviroses (dengue, chikungunya, zika). As dicas sobre higiene bucal, com a utilização de bocas gigantes e grandes escovas de dentes, fizeram sucesso entre os pequenos.

O público lotou as tendas das secretarias de Habitação e Assistência Social e do Procon Carioca. As pessoas tiveram acesso a inscrições no programa Minha Casa, Minha Vida, a encaminhamento para a retirada gratuita de documentação civil e a atendimento ao consumidor. Os espaços com orientação a pessoas com deficiência e para agendamento de castração de cães e gatos também atraíram os moradores da região.

A equipe da Secretaria Educação fez inscrições para vagas nas turmas de ensino fundamental I da nova escola em Pedra de Guaratiba, em fase final de construção, além de matrículas no Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e orientação para matrícula em creche e no ensino fundamental I e II. Já a Secretaria de Esportes disponibilizou fisioterapeutas para auxiliar  no tratamento de dores.

A Defesa Civil  levou maquetes para mostrar casas seguras, livres de infiltrações, ligações irregulares, riscos de desabamento e de queda de muros. A Fundação Parques e Jardins distribuiu mudas de plantas e orientou sobre os cuidados para mantê-las saudáveis e bonitas.

O evento contou ainda com atrações especiais que encantaram o público. Alunos de escolas municipais se apresentaram com suas bandas, cantando e tocando ao lado de seus professores de música. Outro grupo mostrou habilidade no jogo de xadrez, que ajuda a melhorar o desempenho acadêmico.

O Favela com Dignidade tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em comunidades, proporcionando melhores condições aos moradores dessas localidades. Implantado em 2021, o programa já promoveu 20 ações comunitárias conjuntas, levando serviços a 23,8 mil pessoas diretamente.

Além da Secretaria de Ação Comunitária, participaram da iniciativa os seguintes órgãos e pastas da Prefeitura: Assistência Social, Saúde, Educação, Habitação, Cidadania, Pessoa com Deficiência, Políticas e Promoção da Mulher, Procon Carioca, Proteção e Defesa dos Animais, Esportes, Defesa Civil, CET-Rio, IplanRio e Fundação Parques e Jardins.

• 21 de agosto de 2023