Favela com Dignidade: comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, recebe visita técnica da Prefeitura

Publicado em 18/10/2023 - 18:14 | Atualizado
A comunidade Boca do Mato, no Lins - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, em conjunto com representantes de diversas pastas e órgãos municipais, realizou nesta quarta-feira (18/10) uma vistoria técnica, com a presença de lideranças comunitárias, para levar o Programa Favela com Dignidade à comunidade Boca do Mato, no Complexo do Lins, Zona Norte da cidade. A região é formada por um conjunto de 16 favelas, onde vivem cerca de 85 mil pessoas.

A ação acontecerá no dia 28 de outubro, às 8h30, na quadra da Rua Maranhão 1.079. Neste dia, a Prefeitura vai oferecer múltiplos serviços, como inscrições no Minha Casa, Minha Vida, encaminhamento para acesso gratuito à documentação civil, orientação sobre atualização e inclusão no Cadastro Único e sobre carteira de trabalho, atendimento social, orientação sobre os serviços ofertados pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e sobre o passe interestadual para gratuidade em viagens de ônibus para outros estados para pessoas acima de 60 anos.

Haverá também atendimento do Procon Carioca, agendamento para castração de cães e gatos, orientação sobre vagas em escolas e no PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos), informação sobre matrícula em creche e no ensino fundamental I e II, busca ativa de alunos que não estão frequentando a escola e orientação para pessoas com deficiência e familiares, entre outros serviços.

No dia 28, a equipe da Saúde estará presente com vacinação contra covid-19 (dose bivalente) e influenza, exame preventivo ginecológico, encaminhamento para mamografia de rastreamento para mulheres a partir de 50 anos, avaliação da caderneta vacinal, orientações sobre planejamento familiar, saúde da mulher e infecções sexualmente transmissíveis. Haverá também distribuição de preservativos e informações sobre o combate a doenças como dengue, chikungunya e zika, além de atendimento com auriculoterapia e orientações sobre a importância da prática de atividade física com profissionais da Academia Carioca. A Secretaria de Esporte e Lazer vai promover um aulão de Zumba.

Já a Secretaria de Transportes dará dicas sobre os meios de transporte na região e orientações sobre cadastramento no Moto.Rio, emissão de cartão de estacionamento para idoso, cartão de identificação de veículo de pessoa com deficiência e recursos de multas de trânsito e sobre o “Jaé”, novo sistema de bilhetagem eletrônica do município do Rio.

Além disso, está previsto para os próximos dias o início de intervenções para melhorias da qualidade de vida na região, como manutenção da pavimentação na principal via, pintura de quebra-molas, reforço na iluminação, poda de árvores, limpeza do rio ao lado da quadra, vistoria da encosta e sinalização. Os trabalhos serão feitos por Secretaria de Conservação, Rioluz, Comlurb, Rio Águas, Geo Rio e CET- Rio.

O Favela com Dignidade tem o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos serviços públicos à população que vive em comunidades com menores Índices de Desenvolvimento Social, proporcionando melhores condições de vida aos moradores dessas localidades. Implantado em 2021, o programa já promoveu 21 ações comunitárias conjuntas, levando serviços a 26,1 mil pessoas diretamente.

• 18 de outubro de 2023