Cidade de Deus ganha quadra poliesportiva

Publicado em 01/07/2024 - 13:55 | Atualizado
Quadra recebeu piso em concreto com demarcação e pintura - Divulgção/SEAC

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária (Seac), em parceria com a Secretaria de Conservação, Rioluz e Comlurb, inaugurou no dia 30/06 uma quadra poliesportiva para atender moradores da Cidade de Deus e do entorno. O novo equipamento fica na Avenida Edgard Werneck, na área sob o viaduto da Linha Amarela, próximo à entrada da comunidade, na Zona Oeste da cidade.

Além de incentivar a prática saudável de esportes, a quadra servirá também para a implementação de atividades coletivas do projeto SEAC em Rede, desenvolvido pela Secretaria de Ação Comunitária, que promove ações educativas visando à qualificação, capacitação e formação de moradores para o aperfeiçoamento de políticas públicas e redução de desigualdades sociais. A iniciativa inclui cursos, oficinas, debates e rodas de conversa, tendo como tema central a gestão comunitária, com foco no desenvolvimento sustentável.

– Estamos oferecendo mais qualidade de vida e dignidade para os moradores da região, além de novos aprendizados. As condições em que se encontrava a área antes da nossa intervenção causavam medo e indignação. Agora, quem passar por aqui ou for usar a quadra se sentirá mais seguro -, afirma Marli Peçanha, secretária de Ação Comunitária.

A secretária destaca a importância do cuidado que se deve ter com o equipamento:

– Eu gostaria que vocês preservassem essa quadra como se fosse suas casas. Não adianta a  prefeitura fazer e o morador destruir. Isso aqui é um legado para vocês. Então, vamos cuidar.

A quadra de esportes, com 25 metros de comprimento e sete de largura, recebeu piso em concreto com demarcação e pintura para a prática de futsal e basquete, além de equipamentos esportivos: duas tabelas e duas balizas. O espaço está protegido por defensas, com cobertura em tela de nylon e alambrado ao redor do piso elevado, além de iluminação especial em led.

Élen Regina, de 24 anos, moradora da Cidade de Deus, elogiou a quadra e disse que pretende frequentar o local com a família:

– Essa quadra veio em boa hora e foi implantada em um lugar antes não utilizado. Quero trazer meus primos para jogar futsal e basquete e aproveitar bastante o novo espaço -, contou.

Maicon dos Santos, 22 anos, morador da Gardênia Azul estava eufórico com a novidade:

– Estava aguardando com expectativa o dia da inauguração da quadra para começar a jogar bola. Eu e meu amigos  já viemos uniformizados, prontos para começar a usar esse espaço hoje mesmo.

Revitalização da área

O espaço, antes degradado e que causava insegurança aos motoristas que por ali passavam, recebeu no ano passado uma revitalização total da Prefeitura, com nova iluminação de led, cerca de cem lâmpadas, poda de árvores, plantios de mudas, criação de painéis artísticos assinados pelo gari da Comlurb, Derlan de Mattos, e renovação do asfalto do terreno em frente, num trecho de 300 metros quadrados.

A Cidade de Deus

Um dos bairros mais adensados da cidade do Rio de Janeiro, a Cidade de Deus tem uma população estimada em 40 mil pessoas e indicadores sociais entre os mais baixos da cidade.

• 1 de julho de 2024