Aula sobre ações preventivas encerra o curso Líderes que Transformam

Publicado em 22/09/2021 - 15:59 | Atualizado
Aula do curso da Secretaria de Ação Comunitária - Divulgação

A quarta e última fase do curso Líderes que Transformam, da Secretaria Especial de Ação Comunitária, reuniu nesta quarta-feira (22/09) cerca de 120 pessoas numa aula híbrida (presencial e online) sobre proteção e ações preventivas. Os assuntos fazem parte do módulo Comunidades Resilientes, ministrado pela Defesa Civil do Rio de Janeiro.

Preservação da vida foi o tema principal da aula, iniciada pelo subsecretário de Defesa Civil, coronel bombeiro Rodrigo Gonçalves da Silva. Ele incentivou os líderes comunitários a estarem cadastrados no SMS 40199. Dessa forma, receberão com antecedência informes que ajudam na multiplicação de ações preventivas para situações como fortes chuvas, que oferecem riscos de desabamentos e deslizamentos.

Coordenador de Estudos, Pesquisas e Treinamento da Defesa Civil, Alexandre Araújo falou da importância da liderança comunitária junto à população para que todos tenham senso crítico diante da ameaça de um possível desastre. Segundo Alexandre, o comportamento dos moradores é a chave para a construção de uma cidade resiliente.
Ele mostrou que as ações preventivas e de treinamento salvam vidas, e que o papel das lideranças, como multiplicadores para ações em eventos adversos, é fundamental.

A secretária Marli Peçanha reafirmou a importância da participação dos líderes na prestação de serviços públicos às favelas e comunidades e ressaltou que a Ação Comunitária está aberta a sugestões das lideranças para melhor execução de seus projetos.

Os líderes que participaram do evento, divididos em quatro módulos e que teve início em 9 de agosto, serão certificados em cerimônia que acontecerá no próximo mês, em data a ser divulgada. Novas turmas, todas online, serão abertas na fase 2 do curso para contemplar todos os 575 inscritos.

O curso Líderes que Transformam, parte do projeto SEAC-Rio Em Rede, reafirma o compromisso da Secretaria Especial de Ação Comunitária com a cidadania e com a sociedade civil na defesa dos direitos humanos. O conhecimento gerado vai contribuir nos processos de planejamento, gestão de entidades, gerenciamento de crise e resiliência.

• 22 de setembro de 2021