Super Centro Carioca de Saúde é o mais moderno complexo de uma rede pública na América Latina

Publicado em 13/12/2022 - 07:09 | Atualizado em 03/03/2023 - 14:39
Super Centro Carioca de SaúdeO Super Centro Carioca de Saúde fica em um complexo com três blocos de quatro andares cada - Beth Santos/Prefeitura do Rio

Inaugurado no início de outubro, o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na Zona Norte, é o mais moderno complexo de saúde pública da América Latina, com capacidade para 113 mil exames, consultas e procedimentos por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Primeira unidade a entrar em funcionamento, o Centro Carioca de Especialidades (CCE) já provocou avanços significativos na redução de filas que eram gargalos do Sistema de Regulação (Sisreg), como ortopedia, pneumologia, angiologia, alergologia, nefrologia e proctologia, por exemplo. A projeção é que as filas dos procedimentos e especialidades ofertados no Super Centro sejam reduzidas em 60% e que o tempo de espera até o fim de 2024 passe a ser de, no máximo, 30 dias.

No início de fevereiro, foram inaugurados o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI) e o Centro Carioca do Olho (CCO). O CCDTI realiza 16 tipos de exames, incluindo o primeiro PET Scan da rede municipal. Já o CCO vai fazer até transplantes de córnea. Juntas, as duas novas unidades contam com cerca de 1.800 profissionais e têm capacidade de realizar 60 mil procedimentos por mês.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) investiu R$ 250 milhões para a instalação do Super Centro Carioca de Saúde, que contribuirá para o fortalecimento do SUS no atendimento à população carioca, com a ampliação da capacidade instalada da rede pública e a redução do tempo de espera para os procedimentos e consultas especializadas. Para isso, terá profissionais prontos para atender todas as demandas dos cariocas com o mais alto nível de qualidade e segurança.

O Super Centro Carioca de Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Encaminhamentos serão feitos somente pelo Sisreg

O Super Centro Carioca de Saúde fica em um complexo com três blocos de quatro andares cada. Cada uma das três unidades (CCE, CCDTI e CCO) está instalada em um dos blocos do complexo. O local está preparado para receber pacientes das unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade, encaminhados exclusivamente pelo Sisreg, de forma integrada, resolutiva e sem burocracia, com data e hora marcadas.

Desde a inauguração do Centro Carioca de Especialidades (CCE), já houve avanços significativos com a redução de filas que eram gargalos do Sisreg, como ortopedia, pneumologia, angiologia, alergologia, nefrologia e proctologia, por exemplo. A projeção é que as filas dos procedimentos e especialidades ofertados no Super Centro sejam reduzidas em 60% e que o tempo de espera até o fim de 2024 passe a ser de, no máximo, 30 dias.

O CCDTI conta com aparelhos de última geração para realização de 16 exames diagnósticos: ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia com doppler, biópsia, histeroscopia, mamografia, densitometria, ecocardiografia, eletroneuromiografia, espirometria, broncoscopia, colonoscopia, endoscopia, videolaringoscopia e panorâmica extraoral. Além disso, a unidade receberá o primeiro PET Scan da rede municipal de saúde, aparelho com tecnologia de última geração para diagnóstico de câncer.

Para tomografias, um dos exames com maior demanda, o Super Centro tem 19 unidades avançadas do CCDTI espalhadas pela cidade, que já estão funcionando, mesmo antes da inauguração do prédio focal. A proposta é facilitar o acesso da população a esses exames e integrar todo o serviço de imagem da rede municipal de saúde. Mais de 116 mil exames de imagem (tomografias e raios-x) já foram realizados, fazendo a diferença na demanda desse exame. Os resultados e laudos podem ser retirados pelo usuário diretamente no portal minhasaude.rio.

Centro Carioca do Olho

O CCO é um centro de referência de uma das especialidades com maior demanda no Rio, a oftalmologia. A unidade conta com equipamentos de grande precisão e tem capacidade para realizar consultas, exames, tratamentos ou cirurgias, como catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, retina, oftalmopediatria.

Outro serviço disponível na unidade e fundamental para a população é a Ótica Carioca, que faz a dispensação de óculos de grau para os pacientes. São 50 modelos de armação disponíveis e capacidade para fornecer 24 mil óculos por ano.

Mais uma grande novidade é que o CCO está se habilitando e preparando a operacionalização para que, ao longo de 2023, possa começar a realizar transplantes de córneas.

• 13 de dezembro de 2022