Novos equipamentos e criação de ecopontos melhoram a limpeza da cidade do Rio

Publicado em 13/12/2022 - 07:06 | Atualizado em 16/12/2022 - 08:16
Com uma frota moderna, a Companhia vai incrementar a limpeza das ruas, a coleta de resíduos, entre outros - Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Os investimentos da gestão do prefeito Eduardo Paes na Comlurb têm contribuído para uma melhora significativa do trabalho de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ao longo de 2022, a Prefeitura do Rio investiu na compra de novos equipamentos e na criação de ecopontos, locais para entrega voluntária do lixo domiciliar. Confira abaixo os principais destaques na companhia ao longo deste ano.

Novos equipamentos

Para reforçar a limpeza urbana na cidade do Rio, a Comlurb aumentou este ano em mais de 300 o número de veículos e equipamentos motorizados dedicados à limpeza urbana, como tratores de praia com implemento acoplado para o peneiramento de areia, chegando a alcançar 20 centímetros de profundidade; varredeiras de grande porte, que auxiliam os garis no serviço de varrição em vias principais; vans motobomba, usadas para lavagem hidráulica de logradouros, com água de reuso; trator roçadeira com braço lateral, tipo escorpião, que faz o corte de mato junto aos meios-fios; Giro-Zero, que faz o corte de áreas gramadas com extrema agilidade; trator articulado para coleta em comunidades; e vans próprias para revitalização de praças.

No início de dezembro, começaram a chegar as 600 novas ceifadeiras (equipamento de mão) para roçada de canteiros e jardins; 120 já estão em uso. Mais seguro para o manuseio e capaz de corte de caules de até dez centímetros, margem considerada de excelência, o equipamento, que pesa oito quilos, é ajustável e ergonômico.

Ecopontos

Até o fim do ano, a Comlurb terá inaugurado 20 ecopontos para entrega voluntária de lixo domiciliar, entulho, bens inservíveis e recicláveis, localizados em áreas mais críticas de descarte irregular. Até o início de dezembro, somavam 17 inaugurados: Santo Amaro, Vagão, Madureira, Mineira, Vigário Geral, Vila Jurema (Itajaí), Novo Lar, Praça do Amarelinho, Parada de Lucas, Camarista Méier, Mangueira, Parque Royal, Vila Joaniza, Paranapuã Dendê, Pixunas, Arará e Sá Viana. Serão inaugurados até o fim do ano, Merendiba, Juramento e Fogueteiro. A Comlurb tem incentivado os moradores dessas áreas para que entreguem seus resíduos nos ecopontos e garantam sua destinação correta.

Caminhão movido à gás

No fim de novembro, a Comlurb colocou em teste nas ruas seu primeiro caminhão compactador movido a Gás Natural Veicular (GNV). A novidade faz menos ruído e é ideal para trabalho noturno. Além disso, a máquina é quase inodora, em comparação ao motor a diesel. Segundo a empresa fornecedora, encher os cilindros de gás equivale a uma economia de cerca de R$ 300 em relação ao consumo de diesel. Se for aprovado, o caminhão poderá ser incluído em futuros contratos e licitações de frota da companhia, que já tem 16 compactadores 100% elétricos, com emissão zero de gases de efeito estufa.

IPL

Os resultados do Índice Padrão de Limpeza (IPL) que, desde 2014, mede a qualidade da limpeza urbana e orienta as ações da Comlurb, mostram que a atual administração municipal está reduzindo as diferenças e tornando mais equilibrada a qualidade dos serviços nas diferentes regiões da cidade, das áreas mais nobre às mais carentes. As áreas com maiores pontuações no IPL, que variam de 0 a 100, ficavam na Zona Sul e Centro. Já as com registros mais baixos, concentradas principalmente nas Zonas Norte e Oeste. A média do IPL na cidade passou de 64 pontos, em janeiro de 2021, para 73 pontos, em setembro de 2022.

As áreas que já registravam as pontuações mais altas continuaram recebendo mais melhorias, passando de 79 para 85, uma elevação de 7%. Mas o grande salto aconteceu nos locais que registravam os menores índices, que passaram de 46 para 60, uma subida de 30%, se aproximando cada vez mais da pontuação das áreas mais nobres. A amplitude, que é a diferença entre os melhores e os piores índices, caiu de 34 pontos para 26, uma redução de 22%.

• 13 de dezembro de 2022