Prefeitura monta operação para implosão de prédios da Gama Filho

Publicado em 31/10/2023 - 20:50 | Atualizado

Prédios da antiga Universidade Gama Filho, na Rua Manoel Vitorino, em Piedade, serão implodidos nesta domingo (05/11), e a Prefeitura do Rio montou uma operação especial de trânsito para que o trabalho seja feito sem riscos a veículos que circulam na região. Foi desenvolvido um plano de bloqueios de vias, respeitando o perímetro de segurança estabelecido pelos órgãos responsáveis.

A operação de trânsito contará com agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio e com equipe de apoio, que vão fazer os bloqueios e orientar os motoristas.

Sinalização será instalada nas vias próximas ao local do evento para reforçar a orientação aos motoristas.

INTERDIÇÕES E ALTERAÇÕES NA CIRCULAÇÃO

A partir das 6h, estarão bloqueadas ao trânsito de veículos as seguintes vias:

-Rua Manoel Vitorino, em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Euzébio de Matos (Praça dos Garis) e a Rua da Capela;
-Rua Goiás, no sentido Méier, entre a Rua Bernardino de Campos e a Rua Angelina;
-Rua Goiás, no sentido Cascadura, entre a Rua Silvana e a Rua João Pinheiro;
-Rua Silvana, no trecho entre a Rua José Domingues e a Rua Goiás;
-Rua Martins Costa;
-Rua da Capela;
-Rua Dr. Luiz Masson;
-Rua Viana Júnior;
-Rua Xavier dos Pássaros, no trecho entre a Rua Assis Carneiro e nº 100.

Também às 6h, serão feitas as seguintes alterações na circulação:

-A Rua Silvana terá a mão de direção invertida no trecho entre a Rua José Domingues e a Rua Mário Carpenter, funcionando no sentido da primeira para a segunda, durante o período em que a Rua Goiás estiver interditada;
-A Rua Leopoldina terá a mão de direção invertida no trecho entre a Rua Mário Carpenter e a Rua João Pinheiro, e funcionará em mão dupla no trecho entre a Rua João Pinheiro e a Rua Bernardino de Campos, durante o período em que a Rua Goiás estiver interditada.

A previsão é que às 8h todas as vias estarão liberadas à circulação de veículos.

ROTAS DE DESVIO

-Os veículos que seguiriam em direção a Cascadura pela Rua Manoel Vitorino poderão utilizar a rota pela Rua Clarimundo de Melo e Rua Assis Carneiro para acessar a Rua Elias da Silva.

-Os veículos que seguiriam em direção ao Méier pela Rua Goiás poderão utilizar a rota pela Rua Bernardino de Campos, Av. Dom Helder Câmara, Rua Ferreira Sampaio e Rua Angelina, onde poderão retornar à Rua Goiás

-Os veículos que seguiriam em direção a Cascadura pela Rua Goiás poderão utilizar a rota pela Rua Silvana (que estará com trecho invertido), Rua Leopoldina e Rua João Pinheiro, onde poderão retornar à Rua Goiás, sentido Cascadura.

ROTAS ALTERNATIVAS

Para aqueles que puderem adotar rotas alternativas em seus deslocamentos, as recomendações são as seguintes:
-Para a ligação Cascadura – Centro, utilizar a Av. Dom Helder Câmara;
-Para a ligação Méier – Cascadura, utilizar a rota pela Rua Clarimundo de Melo e Padre Telêmaco.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO

Por medida de segurança, será necessário proibir o estacionamento em trechos de ruas no entorno imediato de onde ocorrerão as implosões. Em função disso, a partir das 22h de sábad0 (04/11) estará proibido o estacionamento em trechos das seguintes vias:

-Rua Manoel Vitorino;
-Rua Xavier dos Pássaros;
-Rua da Capela;
-Rua Martins Costa;
-Rua Dr. Luiz Masson.

Sinalização específica será implantada para indicar os trechos onde estará proibido o estacionamento. Haverá equipes orientando os motoristas.

RECOMENDAÇÕES

-Para os moradores do entorno é fundamental seguir todas as orientações passadas pelas equipes responsáveis pela demolição.
-Para os motoristas, a recomendação é utilizar as rotas alternativas ou alterar seus horários de deslocamento, evitando a região no horário dos bloqueios de trânsito.
-Se for inevitável circular pela área, a recomendação é ter atenção à sinalização de trânsito e aos agentes na região.

• 31 de outubro de 2023