Publicado em 29/09/2023 - 07:44 | Atualizado em 29/09/2023 - 00:53
  • Início/
  • /
  • Programa 1746 na Pista comemora dois anos com atuação em todos os bairros do Rio
A van 1746 na Pista - JP Engelbrecht / Prefeitura do Rio

A van da Central 1746, lançada em maio de 2021 pela Prefeitura do Rio, já percorreu todos os bairros da cidade e, só em 2023, foram 101 visitados, com 1.349 atendimentos. Desde a criação, o serviço fez 6.400 registros de assistência ao cidadão. O veículo funciona como uma extensão da central e circula pelo município nos dias de semana, criando um canal presencial com os cariocas. O projeto, batizado de 1746 na pista, permite que, além do contato telefônico ou via plataformas digitais, a população possa conversar olho no olho com servidores da Prefeitura.

Durante quatro dias na semana, a equipe da van registra solicitações de informações e serviços e, ainda, manifestações para a Ouvidoria, como reclamações, denúncias e sugestões dos cariocas. Os servidores permanecem de quatro a seis horas no local da visita.

A cada atendimento são anotados os chamados de serviços listados na Central 1746, sobre assuntos diferentes, como dúvidas em relação a IPTU e multas, pedidos de linhas de ônibus, sinalização e limpeza de ruas, ajuste em iluminação e tapa buracos.

– Essa é uma oportunidade importante de estar junto à população. Além da Agência 1746 na sede da Prefeitura e dos canais de atendimento por telefone e meios digitais, a Van do 1746 propicia um relacionamento presencial itinerante com a Central, que já tem 12 anos de serviços aos cariocas. Queremos estar cada vez mais próximos ao cidadão, fortalecendo a sua participação na construção de um Rio melhor – afirma Fernando Ivo Pimentel, Subsecretário Municipal de Transformação Digital.

A van 1746 na Pista – JP Engelbrecht / Prefeitura do Rio

O 1746 na Pista muitas vezes acompanha projetos de outros órgãos da Prefeitura, marcando presença em atividades como o Corredores de Excelência, programa coordenado pela Subprefeitura da Zona Sul, que acontece uma vez por semana. Sempre às quartas-feiras, um local diferente é contemplado pela operação, realizada em parceria com diferentes órgãos municipais, como secretarias de Conservação e de Assistência Social, CET-Rio, Comlurb e Rioluz, entre outros.

Para a escolha dos logradouros é levado em consideração o número de pedidos enviados pela população, por meio do canal 1746 da Prefeitura do Rio. A Van do 1746 também pode ser vista ainda em ações da Ouvidoria Itinerante, junto ao Ministério Público, secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Cidadania e Pessoa com Deficiência, além de Comlurb, subprefeituras, Gerências Executivas Locais e outros órgãos.

– O projeto 1746 Na Pista tem uma função essencial de aproximar a Prefeitura do cidadão. Com a van, rodamos a cidade toda, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, buscando aqueles que ainda não conhecem o 1746 ou ainda têm alguma dificuldade para acessar os serviços por meio dos canais ofertados. Assim garantimos a participação do maior número de pessoas na construção de uma cidade melhor – diz a Coordenadora de Relacionamento com o Cidadão, Gabriela Gervason.

Sobre a Central 1746

A Central 1746 da Prefeitura do Rio funciona há 12 anos, com equipe de atendimento telefônico e canais digitais disponíveis 24 horas por dia, além dos meios presenciais. A central disponibiliza cerca de 200 serviços por meio de um sistema inteiramente automatizado.

A van 1746 na Pista – JP Engelbrecht / Prefeitura do Rio
  • 29 de setembro de 2023