Compra de energia verde é ampliada para uso em unidades de saúde municipais

Publicado em 04/09/2023 - 07:00 | Atualizado em 01/09/2023 - 20:20
Reprodução

O projeto da Prefeitura do Rio de adoção de fontes limpas e renováveis para o abastecimento de energia de equipamentos municipais está em expansão. Após ação pioneira iniciada pelo Centro Administrativo São Sebastião (CASS), com a utilização de recursos adquiridos no livre mercado, sem intermediação de concessionária, a cidade começa nesta segunda-feira (04/09) a viabilizar esse tipo de fornecimento a 20 unidades de saúde da rede municipal. Isso será possível com o lançamento do edital para licitação de compra de energia verde direta com as geradoras, pelo período de 60 meses. A iniciativa contempla hospitais como Miguel Couto, Albert Schweitzer, Rocha Faria, Lourenço Jorge e Pedro II, entre outros.

A previsão é que a transição energética ocorra também em outros equipamentos, como o prédio do Centro de Operações Rio. Nas 20 unidades de saúde, a estimativa é economizar R$ 115 milhões em cinco anos e evitar a liberação de 74 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O projeto de aquisição de energia no livre mercado faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Prefeitura. Na primeira etapa, houve um pregão para abastecimento do CASS, que nesta segunda-feira inaugura efetivamente o uso desse tipo de recurso. A medida gera economia de R$ 30 milhões, evita a liberação de 40 mil toneladas de CO2 e, com isso, zera as emissões de Gases de Efeito Estufa.

A transição marca a Cidade do Rio como o primeiro órgão público do Brasil e da América Latina a adquirir energia verde.

• 4 de setembro de 2023