Unidades de Saúde promovem eventos no Dia D do Agosto Dourado

Publicado em 22/08/2023 - 11:59 | Atualizado

Agosto é o mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno e seus benefícios para os recém-nascidos. Conhecido como Agosto Dourado, tem o objetivo de destacar a importância da amamentação para o desenvolvimento infantil e aumentar o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Para celebrar o tema, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) promove o Dia D da campanha nesta quarta-feira (23/8), com ações em diversas unidades no mesmo dia.

O marco do evento será na Nave do Conhecimento de Bangu, na Zona Oeste, das 9h às 12h, com diversas atividades para à população atendida em unidades de saúde das regiões de Bangu e Realengo, como a distribuição de bolsas para as gestantes e nutrizes, pintura na barriga, ensaio fotográfico para as mamães e recolhimento de potes de vidro com tampa plástica para doação de leite materno. Além disso, profissionais estarão instruindo as mulheres e passando orientações quanto a pega, ordenha e armazenamento do leite materno.

– Eventos como esse são importantes para mobilizar e incentivar a valorização do aleitamento materno, pois é fundamental para a saúde e o bem-estar das crianças e das mulheres, além de expandir o acesso às informações por meio das equipes de saúde do território. Toda a oportunidade que a SMS tem de trabalhar com a promoção da saúde, oferecendo informações e orientações para os usuários e, principalmente, para as mamães e sua família sobre o tema são relevantes. Essas ações também aproximam e fortalecem o vínculo com os usuários, por isso convocamos a população a participar da campanha – disse a superintendente de Promoção da Saúde, Denise Jardim.

A amamentação alimenta, nutre e protege o bebê nos primeiros anos de vida. O leite materno é um alimento completo e ideal, com todos os nutrientes essenciais e adequados para o desenvolvimento saudável do bebê, dispensando o uso de água ou outros alimentos até os seis primeiros meses de vida. Também traz inúmeros benefícios, como a proteção contra doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias e reduz o risco de desenvolver doenças crônicas na fase adulta.

Para as mulheres que enfrentam dificuldades na amamentação, as clínicas da família e centros municipais de saúde e também as maternidades oferecem atividades em que os profissionais ensinam técnicas e estratégias para tornar esse momento mais prazeroso e eficaz para as mães.

Já para aquelas que realmente não podem amamentar seus filhos, por alguma razão, a rede pública conta com bancos de leite nas maternidades municipais. O alimento é doado por mães cadastradas e passa por todo um processo de controle de qualidade até ser distribuído. Os bancos também são fundamentais para atender recém-nascidos prematuros, como os internados em CTI neonatal.

Mulheres que produzem quantidade de leite excedente podem ser doadoras, basta serem saudáveis e não tomar nenhum remédio que prejudique o aleitamento. Para encontrar onde doar e o banco de leite mais próximo do seu bairro, acesse este link.

Programação Dia D do Agosto Dourado

Local: Nave do Conhecimento de Bangu
– 9h às 12h: eventos com diversas ações, como distribuição de bolsas para as gestantes e nutrizes, pintura na barriga, ensaio fotográfico, recolhimento de potes de vidro com tampa plástica para doação de leite materno; orientações quanto a pega, ordenha do leite e armazenamento.

Local: Centro Municipal de Saúde Belizário Penna
– 11h:orientações sobre as vantagens do aleitamento materno, doação de leite humano e os direitos sobre a amamentação para as mulheres que estudam e trabalham
– 12h às 16h: arte gestacional (bump painting)
– 13h às 16h: ensaio fotográfico mãe/bebê
– 14h: shantala e mitos e verdades sobre o aleitamento materno
– 14h30: atividade com a Academia Carioca
– 15h: apresentação teatral da equipe de Jovens Promotores da saúde – Rap da Saúde
– 16h: apresentação de ballet com crianças da Clínica da Família Arthur Zanetti

Local: Casa de Parto David Capistrano Filho
– 9h: Oficina de Pintura da Barriga na Lona Cultural Gilberto Gil, com a apresentação dos serviços prestados pela Casa de Parto David Capistrano Filho.

• 22 de agosto de 2023