Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio conscientiza e traz emprego às mulheres de Santa Cruz

Publicado em 27/07/2023 - 20:04 | Atualizado

A Central do Trabalhador da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), em Santa Cruz, vai realizar nesta sexta- feira (28/07), das 9 às 15h, o Trabalha Mulher, uma ação especial de empregabilidade exclusiva para mulheres. A iniciativa, que acontece na semana que homenageia a Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, tem como objetivo principal a inserção delas no mercado de trabalho.

– O Observatório Carioca do Trabalho, vinculado à SMTE, identificou que, no mês de maio de 2023, o saldo positivo de entrada de mulheres no mercado, ou seja, novos postos de trabalho gerados, superou o dos homens em 10%. Sabemos que 48% dos lares brasileiros são chefiados por elas e que, segundo a Pnad, 62% deles são chefiados por negras – pontua o secretário de Trabalho e Renda, Everton Gomes, acrescentando: – Queremos levar emprego a quem mais precisa.

A ação Trabalha Mulher terá parceria do Instituto Embelleze, que oferecerá serviços de design de sobrancelhas às trabalhadoras participantes, e da Unicesumar, instituição de ensino superior do Paraná, que tem um polo em Santa Cruz. A Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher do Rio, que está presente na região, com postos em Santa Cruz e Realengo, também participa.

A Unicesumar vai oferecer assistência jurídica sobre assuntos como violência contra a mulher e feminicídio, chamando a comunidade de Santa Cruz ao debate sobre a temática. Dados da Anistia Internacional mostram que 62% das vítimas de feminicídio no Brasil são justamente as mulheres negras, frequentemente as chefes de família. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio está confirmada, com tenda oferecendo vacinação contra a gripe.

SERVIÇO – TRABALHA MULHER

Local: Central do Trabalhador de Santa Cruz, Rua Lopes de Moura 58