Academia Carioca: atividade física e saúde em qualquer idade

Publicado em 26/07/2023 - 15:22 | Atualizado
Mais de 190 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Programa Academia Carioca no decorrer de 14 anos de existência - Edu Kapps/SMS

A introdução da atividade física e a manutenção da prática regular de exercícios na vida dos cariocas são objetivos que permeiam o Programa Academia Carioca, criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 2009. Atualmente, o projeto está presente em 216 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), e 57% dos participantes do programa têm idade superior a 60 anos. Nesta quarta-feira (26/7), data em que é comemorado o Dia dos Avós, a SMS destaca a importância de manter uma rotina ativa e com a prática regular de exercícios como forma de prevenir doenças crônicas e garantir um estilo de vida mais saudável.

– A prática regular permite uma melhora da aptidão física na capacidade de realizar atividades básicas da vida diária com autonomia; melhora os parâmetros fisiológicos e metabólicos; o sono; o manejo do estresse, aumentando a vitalidade para o bem estar psicológico; a participação em atividades sociais; e a interação com outras pessoas. Além de diminuir a intensidade de dores e seus efeitos na vida cotidiana – disse a coordenadora do Programa Academia Carioca, Junia Cardoso, ressaltando os impactos positivos da prática de atividade física após os 60 anos, que englobam aspectos físicos, funcionais, emocionais, sociais, clínicos e mentais.

Avó de sete netos, Idalina dos Santos participa há sete anos da ação. Ao entrar no programa, com depressão, vivendo o luto pela morte do marido e com diagnóstico de fibromialgia, ela recebeu a orientação da equipe de Estratégia Saúde da Família sobre a importância da prática regular de atividade física, e como esse hábito poderia auxiliar no combate e prevenção de doenças. A experiência ajudou a diminuir os sinais de depressão e dores.

– Essa academia é a minha vida, me ajuda a ter disposição e a lidar com os meus problemas. Tudo melhorou pra mim desde que comecei a frequentar o programa e fazer os exercícios físicos, hoje sou outra mulher. Eu danço, pulo e não deixo de vir para a aula.

De veterana a caloura, a avó Carmen Rosa adotou há oito meses um novo estilo de vida graças ao programa. A idosa encontrou na Academia Carioca mais do que bons hábitos, uma oportunidade de construir novos laços afetivos e suprir a ausência do convívio diário com os seus netos. O estímulo da atividade desenvolvida e a interação com os colegas do programa têm proporcionado apoio psicológico para os vovôs e vovós .

– Procurei na atividade física um auxílio no momento de solidão.

Mais de 190 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Programa Academia Carioca no decorrer de 14 anos de existência. Profissionais de Educação Física são os responsáveis pelo planejamento, organização e a execução das atividades. O serviço está disponível nas unidades de Atenção Primária e conta com atividades no turno da manhã, com três a quatro turmas de 45 minutos de duração cada, em média. Para encontrar a unidade de referência mais próxima de sua residência, acesse a plataforma Onde ser atendido.

• 26 de julho de 2023