Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia marca presença no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

Publicado em 17/07/2023 - 17:23 | Atualizado
Dia Nacional da Ciência - Gui Espíndola / SMCT

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) marcou presença neste domingo (16/07), na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, durante o evento “Domingo com Ciência na Quinta”, que celebrou o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador, os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e os 205 anos do Museu Nacional.

– A ciência voltou. Não podemos esquecer que o Rio tem uma grande concentração de instituições de ensino e de pesquisa. Por isso, é fundamental estarmos sempre promovendo e apoiando ações como essa, que estimulem as pessoas a buscarem novos conhecimentos – afirmou a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, que discursou durante o evento.

Os visitantes que foram à Quinta da Boa Vista puderam desfrutar das atividades oferecidas pela SMCT como o Projeto Estação Rio de Tecnologia, com um dos caminhões itinerantes posicionado para inscrições em oficinas gratuitas. A iniciativa, uma parceria SMCT, Firjan, Senai e Sesi, busca atrair novos públicos para o universo digital e contribuir com a melhoria da qualidade de vida por meio da difusão e promoção de tecnologia, inovação, empreendedorismo, economia criativa e comunicação.

Na tenda montada pela SMCT, o público pôde conhecer um pouco mais do Projeto Naves do Conhecimento, como cursos e demais atividades gratuitas que são oferecidas mensalmente nas nove unidades. No local também teve exibição dos drones utilizados nos cursos das Naves, proporcionando ao público uma visão mais detalhada desses equipamentos. Para completar a experiência, óculos de realidade virtual foram disponibilizados para a plateia explorar essa tecnologia.

Mas quem fez a alegria da criançada foi o robô Sanbot, um legado das Olimpíadas de 2016 e que fica na Nave do Conhecimento do Engenhão.

O evento “Domingo com Ciência na Quinta” foi uma realização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e de diversas instituições científicas estaduais e nacionais.

• 17 de julho de 2023