Ação de conscientização da Comlurb em escolas fecha semestre com evento em Anchieta

Publicado em 14/07/2023 - 18:25 | Atualizado
Apresentação do projeto Escola Mais Consciente - Comlurb / Prefeitura do Rio

Fruto de uma parceria entre a Comlurb e a Secretaria Municipal de Educação, o projeto “Escola Mais Consciente”, que leva ações voltadas à sustentabilidade a escolas municipais, encerrou seu primeiro semestre nesta sexta-feira (14/07), em evento na Lona Cultural de Anchieta, na Zona Norte. Participaram das atividades crianças de 1 a 5 anos, alunos do berçário à turma de pré 2 do Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Medalhista Paralímpico Daniel Martins, de Ricardo de Albuquerque. Além da apresentação da Comlurb, houve a exposição de trabalhos dos alunos da escola.

O projeto fechou o primeiro semestre com 46 escolas atendidas e participação de 8 mil alunos da rede municipal de ensino. Iniciada em março, a ação tem impactado positivamente toda a comunidade escolar. O objetivo da parceria é levar aos estudantes da Educação Infantil conscientização sobre como manusear o lixo diário, seja em casa, na rua ou na escola, ensinando o que é certo e o que é errado neste tema.

Com muita música e bom humor, a iniciativa conta com a participação do carismático gari Renato Sorriso. Parceiro das campanhas realizadas pela Companhia, ele sempre fala de suas experiências, num bate-papo com crianças e adolescentes. A música fica por conta do Grupo Chegando de Surpresa, composto por garis que compõem e cantam músicas sobre conscientização.

Já o Teatro de Portas Abertas, também composto por garis, apresenta uma pequena peça que busca estimular nas crianças o interesse em proteger o meio ambiente. Após a apresentação desta sexta-feira, a Lona Cultural se transformou numa grande festa, com pais, crianças e professores subindo ao palco para celebrar com muito samba.

A diretora-adjunta do EDI Daniel Martins, Ana Paula Trindade, agradeceu a contribuição da equipe da Comlurb e falou dos projetos da escola:

– No ano de 2023 estamos trabalhando todos os tipos de arte com os alunos. Essa ação de conscientização ajuda a complementar o trabalho que já realizamos de educação ambiental e de respeito pelo espaço que eles utilizam. Qualquer tipo de integração de fora para dentro do ambiente escolar é fundamental.

As atividades do “Escola Mais Consciente” são um estímulo à redução do lixo no pátio dos colégios, ao fomentar um olhar mais observador e crítico sobre a forma correta de descarte. As rodas de conversas e atividades de conscientização, como desenhos, pinturas, confecção de cartazes, reconto e teatrinho com a temática do lixo, ajudam a trabalhar o assunto com os alunos, com resultados que podem extrapolar positivamente o ambiente escolar. O interesse das crianças se revela e muitas dessas iniciativas passaram a servir como complemento aos trabalhos pedagógicos das escolas.

O projeto coleciona relatos de alunos e professores sobre a importância do trabalho de conscientização feito pela Comlurb, desde crianças que curtiram os personagens e a dinâmica da história contada, até uma maior compreensão do significado do descarte correto. Alunos, incentivados pelos mestres, já demonstram preocupação com a forma pela qual é feita a coleta nas suas ruas, aprendendo dias e horários em que os caminhões passam, além da maneira como os adultos organizam o lixo para a coleta em segurança.

• 14 de julho de 2023