Prefeitura inaugura revitalização da Praça Delfos em Curicica

Publicado em 08/07/2023 - 13:04 | Atualizado em 08/07/2023 - 18:40
A praça Delfos ganhou uma pista de skate park - Léo Custódio/Prefeitura do Rio

A Prefeitura inaugurou, neste sábado (8/7), a reurbanização da Praça Delfos, em Curicica. Com quase 10 mil metros quadrados, a área está localizada numa região densamente povoada do bairro. O espaço ganhou uma pista de skate, bicicletário, novos mobiliários urbanos, brinquedos infantis, uma Academia da Terceira Idade (ATI) e um parcão.

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, a obra teve duração de seis meses. A revitalização incluiu ainda a implantação de duas quadras de futevôlei, uma quadra poliesportiva e a reforma do campo de futebol, além da instalação de novos alambrados, a reforma da calçada e a execução de piso de concreto e pintura.

– É mais uma entrega das muitas que já fizemos neste ano. É uma reforma grande, com duas quadras de futevôlei, uma quadra de saibro para futebol soçaite, brinquedos para as crianças e equipamentos para idosos. É uma grande reforma de uma área de convivência para a população desta região – afirmou o presidente da Fundação Parques e Jardins, Julio Artur Villas Boas.

Esta foi mais uma entrega de espaços de convivência pública reformados pela Prefeitura do Rio, com o objetivo de elevar a qualidade de vida e criar oportunidades de lazer e geração de renda para a população local. Em abril, foi entregue o Parque Esperança, em Campo Grande, uma área de 14 mil metros quadrados que ganhou campo de futebol e Academia da Terceira Idade, entre outras melhorias. Antes de a praça ser revitalizada, o local era um descampado que servia para descarte de lixo.

Em junho, foram entregues as obras de 11 lojas no Parque Realengo Susana Naspolini, a primeira benfeitoria a ficar pronta na área de lazer que, quando estiver completa, terá cerca de 77 mil metros quadrados. No início deste mês, foi entregue a revitalização da quadra do Cardosão, em Laranjeiras. O espaço recebeu reforma completa.

Prefeitura inaugura obras nas zonas Norte e Oeste

Também neste sábado, foram entregues as obras de revitalização do Mercado Popular de Bangu, na Zona Oeste. No local, foram investidos R$ 1,6 milhão. A reforma foi realizada pela Empresa Municipal de Urbanização, a Rio-Urbe, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura. A cobertura do mercado foi totalmente recuperada, assim como os reservatórios e as fachadas. As instalações elétricas e de combate a incêndios foram revisadas e também passaram por melhorias. Por fim, foram realizadas obras de acessibilidade e as árvores da área externa do centro comercial receberam poda.

– Nós requalificamos o telhado e a estrutura metálica, e fizemos uma revisão no sistema de incêndio, que é muito importante pela questão da segurança. Fizemos também a implantação do mapa tátil, com acessibilidade para deficiente visual e uma nova instalação elétrica. Além disso, instalamos portas automáticas no lugar das antigas, que estavam bem deterioradas. Foi uma obra bem completa e agora a população pode utilizar as novas instalações do Mercadão Popular de Bangu  – disse o presidente da Rio-Urbe, Armando Queiroga.

No Pechincha, em Jacarepaguá, foi entregue a obra de urbanização do Bairro Maravilha da Rua Maença. A intervenção recuperou o sistema de drenagem, saneamento e de rede de água potável da via, além de fazer a pavimentação. As melhorias contemplaram uma área de 1.564 metros quadrados.

– Mais um Bairro Maravilha entregue, dessa vez em Jacarepaguá, na rua Maença. Temos muitos por toda cidade e é satisfatório ver a alegria dos moradores quando veem sua rua com completa infraestrutura – destacou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Obras do Conjunto Maravilha inauguradas

A Prefeitura entregou ainda as obras de revitalização de mais cinco conjuntos habitacionais, neste sábado: Mirataia, no Pechincha, e Comércio, Pindorama, União e Light, no Engenho da Rainha. Os serviços de revitalização chegaram às unidades por meio do programa Conjunto Maravilha, da Rio-Urbe. O investimento foi de cerca de R$ 11,4 milhões.

• 8 de julho de 2023