Publicado em 03/07/2023 - 12:07 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Subprefeitura de Jacarepaguá avança na revitalização da área sob viaduto da Linha Amarela, na Cidade de Deus
O espaço recebeu painéis com pintura artística assinados pelo gari da Comlurb e artista plástico Derlan de Mattos - Prefeitura do Rio

A Subprefeitura de Jacarepaguá continua, nesta segunda-feira (3/7), as ações de revitalização da região sob o viaduto da Linha Amarela, na Cidade de Deus. O espaço, antes degradado, ganhou nova aparência, que chama a atenção de quem passa. O local, por onde circulam cerca de 45 mil veículos por dia, recebeu painéis com pintura artística assinados pelo gari da Comlurb e artista plástico Derlan de Mattos e teve reforço na iluminação feito pela Rioluz para valorizar o ambiente e dar mais segurança à área.

O trabalho de paisagismo incluiu ainda a instalação de 30 vasos de plantas desidratadas, que ajudam a compor o visual. Foi uma solução para ambientes sem incidência de luz solar, que trouxe mais vida e alegria ao local.

As intervenções se estendem ao terreno em frente, junto à margem do Rio Arroio Fundo, que recebeu da Secretaria Municipal de Conservação reposição do asfalto em cerca de 300m². Também será instalado um alambrado no local, que está sendo estudado para a construção de uma quadra esportiva pela Secretaria de Esportes e Lazer. Nos próximos dias, um contêiner do Programa Recicla Comunidade, da Secretaria de Ação Comunitária, também será inaugurado no espaço. O programa permite que o morador transforme lixo em renda, incentivando a economia circular.

Além disso, houve reassentamento de aproximadamente 40 metros de muro New Jersey (blocos de concreto).

Funcionário da Comlurb, Fabiano Costa trabalha na base embaixo do viaduto. Morador da Cidade de Deus, ele conta que o espaço está muito melhor. Lembra que antes chegava a retirar mais de 30 sacos de lixo por dia do local e que, após a intervenção, as pessoas se sentem mais seguras ao acessar o caminho. Segundo ele,  o espaço também passou a ser preservado por todos.

A subprefeita de Jacarepaguá, Marlí Peçanha, comemora o avanço da obra. Após ações de acompanhamento com a Secretaria de Assistência Social, pessoas em situação de rua que se encontravam no local aceitaram o acolhimento em unidades de reinserção social ou retornaram para casa.

– Estamos fazendo um esforço conjunto com o objetivo de devolver a dignidade e esse espaço público à população. Vamos continuar monitorando a área, evitando, assim, novas ocupações irregulares – afirmou a subprefeita Marlí Peçanha.

• 3 de julho de 2023