Prefeitura finaliza recuperação de encosta no Morro da Paz, na Penha Circular

Publicado em 27/06/2023 - 06:48 | Atualizado em 27/06/2023 - 19:29
A encosta no Morro da Paz recebeu a construção de cortina ancorada, grelha e contrafortes - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Fundação Geo-Rio, concluiu as obras de contenção da Rua Frei Gaspar, no Morro da Paz, Penha Circular. Para reduzir os riscos geotécnicos que o talude vinha apresentando, conforme mapeamento realizado pelo órgão, o local recebeu, entre outros serviços, a construção de cortina ancorada, grelha e contrafortes. Os investimentos chegaram a R$ 3,5 milhões.

– Mais uma encosta segura entregue à população. A Geo-Rio segue trabalhando por toda a cidade – declarou o presidente da Fundação Geo-Rio, Anderson Marins.

Para estabilizar a área e garantir a segurança das residências construídas ao longo da encosta, os técnicos da Geo-Rio realizaram a construção de uma cortina ancorada de 24 metros quadrados. Uma grelha de 13 metros quadrados foi executada para sustentar um enorme bloco rochoso que estava instável e apresentava risco de rolamento. Para estabilizar outro bloco rochoso com risco de queda, a estrutura recebeu dois contrafortes chumbados e ancorados.

O talude recebeu, ainda, revestimento em concreto em uma área de 250 metros quadrados, muro de impacto de 130 metros e canaleta de drenagem de 40 metros. Além de dificultar a ocorrência de erosões e deslizamentos em períodos de chuvas intensas, as ações vão melhorar a capacidade de escoamento das águas.

Por fim, foi feito o desmonte de blocos rochosos posicionados perigosamente sobre a encosta.

Mais de 100 frentes obras de contenção de encostas entregues

A Geo-Rio vem atuando em toda a cidade com mais de 30 frentes de obras de contenção e drenagem. Desde o início de 2021, o órgão recebeu investimentos que ultrapassaram R$ 150 milhões para trabalhar em pontos estratégicos e preventivos, e trazer mais segurança à população carioca. Foram entregues mais de 100 frentes de obras desde 2021, em diversas regiões da cidade suscetíveis a riscos geológico-geotécnicos.

Além das obras, que são medidas estruturantes, foram realizados ainda estudos, investigações geotécnicas e a manutenção dos Sistemas Alerta Rio e Alarme Sonoro, que trazem mais resiliência para toda a cidade.

• 27 de junho de 2023