Publicado em 21/06/2023 - 07:00 | Atualizado em 20/06/2023 - 20:18
  • Início/
  • /
  • Comlurb começa a instalar 25 novos ecopontos de coleta de lixo em bairros e comunidades cariocas
Ecoponto da Comlurb em Costa Barros - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Os moradores de Costa Barros ganharam o primeiro dos 25 ecopontos previstos pela Comlurb para este ano. A unidade foi instalada no fim de maio na Estrada de Botafogo, próximo à UPA do bairro, e está recebendo lixo domiciliar, entulho, galhadas e bens inservíveis. Ainda neste mês serão inaugurados três novos espaços: Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, Nova Esperança (Gardênia Azul) e Praia das Rosas (Ilha do Governador).

Os ecopontos foram criados para melhorar a qualidade de vida da população, principalmente em comunidades. Segundo o site Data.Rio, do Instituto Pereira Passos, Costa Barros registra um dos piores índices de desenvolvimento humano (IDH) da cidade, ficando em penúltimo lugar entre 126 regiões avaliadas. O novo espaço funciona diariamente, das 6h às 17h.

As regiões escolhidas para reforma ou implantação de ecopontos são aquelas com mais descarte irregular de lixo e dificuldade de acesso aos caminhões de coleta da Comlurb. Com esses espaços, a companhia garante que locais antes degradados tenham as áreas organizadas, com a remoção feita regularmente pela empresa.

Os ecopontos auxiliam ainda no controle de vetores e na melhoria da saúde pública. Em 2022 foram inauguradas 20 unidades em diferentes áreas da cidade, como nas comunidades do Camarista Méier, do Juramento (Vicente de Carvalho) e do Fogueteiro (Rio Comprido).

• 21 de junho de 2023