Sambódromo tem sete postos médicos para atender o público durante os desfiles

Publicado em 16/02/2023 - 11:04 | Atualizado em 18/02/2023 - 09:40
Os postos de saúde na Sapucaí funcionarão das 19h até o fim dos desfiles - Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá um esquema especial de assistência médica de emergência durante os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, entre sexta e terça-feira (17 e 21/2), e no Sábado das Campeãs (25/2). Sete postos médicos estarão distribuídos ao longo da Avenida Marquês de Sapucaí, em pontos estratégicos, para atender a quem precisar. Além disso, profissionais do Instituto de Vigilância Sanitária do Município (IVISA-Rio) farão ações para fiscalizar o cumprimento das normas sanitárias.

Os postos médicos estarão localizados nos setores 1 (concentração), 2, 7, 8, 10 (Rua Salvador de Sá), 11 e Apoteose (dispersão) e funcionarão das 19h até o fim dos desfiles. No dia da apresentação das escolas mirins (21), os postos funcionarão a partir das 18h. A estrutura de atendimento contará com um total de 32 leitos, sendo oito de suporte avançado. Ao todo, serão 170 profissionais envolvidos na operação. Em cada dia o plantão dos postos contará com 26 médicos, 17 enfermeiros e 27 técnicos de enfermagem para atender os integrantes das escolas, público ou trabalhadores que precisarem.

Para os pacientes com quadros mais graves, haverá ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) para fazer a transferência, coordenada pela Central Municipal de Regulação, para hospitais ou UPAs da rede. Serão 16 ambulâncias com suporte avançado (UTI móvel) a postos em cada dia de desfile das escolas da Série Ouro e do Grupo Especial e no Sábado das Campeãs. Já para o desfile das crianças, serão 10 viaturas disponíveis.

– Nossos postos médicos são preparados e equipados para dar o pronto atendimento às emergências que surjam. Para os casos mais graves, teremos condições de prestar o primeiro atendimento e estabilizar o quadro, para a seguir transferir o paciente com segurança para uma unidade hospitalar, com mais recursos – diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

A SMS também garantirá o atendimento de saúde durante a apuração na Apoteose na Quarta-feira de Cinzas (22/2), com um posto médico funcionando na Praça da Apoteose. Duas ambulâncias com suporte avançado serão disponibilizadas para a transferência de pacientes que apresentem casos mais graves.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com expertise de anos operando postos médicos em eventos com grande concentração de público, como carnaval e réveillon. Os postos médicos da SMS também já funcionaram durante os ensaios técnicos das escolas de samba, nos fins de semana que antecederam os desfiles, realizando 107 atendimentos e sete transferências para unidades da rede de urgência e emergência.

Fiscalizações do IVISA-Rio

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) também atuará na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias nas instalações e na oferta de alimentos e serviços no sambódromo, Terreirão do Samba e no comércio ambulante do entorno. Ao todo, 78 servidores participarão das ações. O Instituto manterá uma base operacional permanente no Setor 13 do Sambódromo.

A cada dia o plantão dos postos contará com 70 profissionais, entre médicos e enfermeiros – Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio
  • 16 de fevereiro de 2023